Tema de tcc ti

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1142 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA: SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

a. Descrição do tema específico

Atualmente, numa era onde conhecimento e informação são fatores de suma importância para qualquer organização ou nação, segurança da informação é um pré-requisito para todo e qualquer sistema de informações.
Segurança da Informação é a proteção de um conjunto de dados, no sentindo de preservar o valor que estes dados possuempara o indivíduo ou a organização. Onde informação compreende qualquer conteúdo que possa ser armazenado ou transferido de algum modo, servindo a determinado propósito e sendo de utilidade ao ser humano, tratando-se de tudo aquilo que permite a aquisição de conhecimento. Nesse sentido, a informação digital é um dos principais, senão o mais importante, produto da era atual, a qual pode ser manipuladae visualizada de diversas maneiras. Sendo assim, à medida que a informação digital circula pelos mais variados ambientes, percorrendo diversos fluxos de trabalho, ela pode ser armazenada para os mais variados fins, possibilitando sua leitura, modificação ou até mesmo sua exclusão, seja de maneira não intencional, intencional ou acidental.
Desde a inserção do computador, na década de 40, comodispositivo auxiliar nas mais variadas atividades, até os dias atuais, temos observado uma evolução nos modelos computacionais e tecnologias usadas para manipular, armazenar e apresentar informações. Temos testemunhado uma migração de grandes centros de processamento de dados para ambientes de computação distribuída.

b. Justificativa da escolha do tema

Considerando o cenário acima apresentado,há necessidade de oferecer suporte em segurança à colaboração de múltiplas organizações e comunidades que muitas vezes têm interesses sobrepostos. Em tal situação, o controle de acesso às informações é um requisito fundamental nos sistemas atuais. Ressalta-se que a grande maioria das informações disponíveis nas organizações encontra-se armazenadas e são trocadas entre os mais variados sistemasautomatizados e levando-se em conta que inúmeras decisões e ações tomadas decorrem das informações manipuladas por esses sistemas.
De acordo com Lento (2011), a segurança é critério de sucesso para as organizações em todo o mundo globalizado, pois se tornou um componente estratégico para o negócio da empresa.
Dentro deste contexto, toda e qualquer informação deve ser correta, precisa e disponível,a fim de ser armazenada, recuperada, manipulada ou processada, além de poder ser trocada de forma segura e confiável. A Segurança da Informação se refere à proteção existente sobre as informações, serve tanto às informações corporativas quanto às pessoais. Ela pode estar guardada para o uso restrito ou exposta ao público para consulta ou aquisição, mas deve sempre ser confiável.
A segurança deuma determinada informação pode ser afetada por fatores comportamentais e de uso de quem se utiliza dela, pelo ambiente ou infra-estrutura que a cerca ou por pessoas mal intencionadas que têm o objetivo de furtar, destruir ou modificar tal informação. O nível de segurança desejado, pode se identificar em uma “política de segurança” que é seguida pela organização ou pessoa, para garantir que uma vezestabelecidos, aquele nível desejado seja perseguido e mantido, sempre levando em conta os riscos associados à falta de segurança, os benefícios e os custos de implementação dos mecanismos.
Sobre este assunto, Lento, (2011, p9), nos diz "Sendo assim, a segurança em uma empresa passa a constituir um critério de sucesso para o seu negócio. O uso de mecanismos de segurança, compatíveis com asnecessidades da empresa e adequados a uma política de segurança, visa a minimizar a possibilidade de ocorrências de incidentes que afetem o bom andamento de seu negócio."

c. Problema que o pesquisador se propõe a resolver com a escolha deste tema;

Daí entende-se que, a pesar do tema não ser uma novidade, é muito importante de ser pesquisado e analisado, o crescimento do valor agregado às...
tracking img