Tema da regencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema da Regência: Ditado ortográfico.

Justificativa da escolha do tema:
Nos primeiros anos de escolaridade no Ensino Fundamental a prioridade é possibilitar aos alunos a compreensão do sistema deescrita.
Para tanto, é preciso que o aluno compreenda que na ortografia precisamos uma série de normas que possibilita a regulação de sentidos possíveis para as palavras. 

O ensino deveorientar-se pela compreensão de que há dois tipos básicos de questões ortográficas: as produtivas - que podem ser aprendidas por meio da análise, comparação, reflexão e construção de regras - e asreprodutivas - que são aprendidas apenas com a utilização da memória (o que não significa exercícios exaustivos de repetição, mas muita leitura e releitura de textos com a questão morfológico-gramaticalrelacionada à flexão verbal: a terminação -am e -ão no pretérito e no futuro. 

Objetivos:
Possibilitar aos alunos a compreensão de que, quando se trata de palavras terminadas em am e ão, se esta palavrafor um verbo, sempre que estiver conjugado no futuro, a terminação será ão; conjugado nos demais tempos, a terminação será sempre am. Criar condições para que os alunos se apropriem de procedimentosde análise e comparação de um repertório de palavras específico, de modo a poder estudar determinada questão ortográfica, analisando a possibilidade - ou não - de essa questão ser regida por umaregularidade observável. 

Metodologia:
Selecionar um texto que apresente palavras terminadas em am e ão e que seja adequado para um ditado. Antes de iniciar a leitura, faça uma contextualização ecomente sobre o gênero, autor, possível conteúdo, remetendo-se ao título. 
Fazer o ditado e, a cada vez que chegar à palavra representativa da questão ortográfica em foco, pergunte aos alunos de que formadeverá ser escrita. Solicite que pensem em outra palavra que se encaixe na justificativa dada, para conferir se vale ou não a explicação. Caso a resposta for incorreta, apresentar um contra-exemplo...
tracking img