Tema 7 – ferramenta de gestão: balanced scorecard e seis sigma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1259 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Anhanguera São Paulo
Disciplina – Tecnologia de Gestão
Atividade Colaborativa

Tema 7 – Ferramenta de gestão:
Balanced Scorecard e Seis Sigma

Introdução
O 6 Sigma consiste na aplicação de métodos estatísticos a processo empresariais, orientada pela meta de eliminar defeitos. A maioria das empresas opera no nível 4 Sigma, o que equivale a 6.210 defeitos por milhão deoportunidades de haver defeitos. O nível 6 Sigma gera apenas 3,4 defeitos por milhão.

Faça uma pesquisa que o ajude a identificar e compreender:
- O processo de Seis Sigma;
- Como as ferramentas de gestão BSC e Seis Sigma estão relacionadas à gestão estratégica e à gestão pela qualidade.
O processo de Seis Sigma e sobre como as ferramentas de gestão BSC e Seis Sigma estão relacionadas à GestãoEstratégica e à Gestão pela Qualidade.
O Programa Seis Sigma nasceu na empresa Motorola na década de 80 e, atualmente, é aplicado tanto em processos de negócios quanto em processos de manufatura, revolucionando o ambiente empresarial devido à quantidade de ferramentas utilizadas.
Seis Sigma é um conjunto de ferramentas e técnicas baseadas em fatos e orientadas a ajudar um negócio a proporcionarbenefícios financeiros por meio de melhorias contínuas.
Tecnicamente, Seis Sigmas se apresentam como um programa baseado em mensurações, onde a estatística é o principal meio utilizado para auxiliar à tomada de decisão, e tem por objetivo aumentar o nível de qualidade dos processos até atingirem o nível Seis Sigmas, o que significa ter uma margem de apenas três erros em um milhão de vezes que seexecuta uma tarefa.
No coração da metodologia está o modelo DMAIC (definir, medir, analisar, implementar melhorias, controlar) para processos existentes que estejam abaixo das especificações e necessitando melhorias incrementais. O processo DMADV (definir, medir, analisar, desenvolver, verificar) é um sistema de melhoria utilizado para desenvolvimento de novos processos ou produtos em níveis dequalidade Seis Sigma. Também pode ser empregado se um processo atual necessita mais que somente uma melhoria incremental. Os processos Seis Sigma são executados por pessoas certificadas nos níveis Green Belt (cinturão verde) e Black Belt (cinturão negro) e são supervisionados por Master Black Belts.
A metodologia Seis Sigma passa por uma análise preliminar de definição do problema e, em seguida,utiliza as ferramentas estatísticas e de qualidade com o objetivo de transformar as informações em conhecimento necessário à solução do problema. As ferramentas estatísticas e o conhecimento técnico devem ser sempre utilizados integrados a uma metodologia de solução de problemas para aumentar a eficiência.
O objetivo estratégico do programa consiste em melhorar os processos, reduzir suavariabilidade em relação a uma meta específica e, consequentemente contribuir para um maior controle dos resultados obtidos.
Com um novo paradigma, o da gestão estratégica, muitas empresas encontram dificuldade em relacionar/alinhar técnicas de gestão a ferramentas de qualidade e melhoria contínua já utilizadas.
Ouço questionamentos do tipo: O BSC é compatível com o PNQ? Depois de implementado o BSC, vouconseguir amarrá-lo ao programa de six sigma? E o programa de Lean Manufacturing, vou conseguir visualizá-lo no BSC?
Inúmeros estudos apontam o BSC como uma ferramenta útil e adaptável a essa realidade. Relatos da própria FNQ mostram que empresas que possuem BSC tendem a ter maior pontuação no PNQ. Foi o caso da Suzano Papel e Celulose e da CPFL Paulista, vencedoras do prêmio em 2008. AESEletropaulo, Brasal Refrigerantes, Grupo CPFL Energia, Volvo Caminhões e CPF Piratininga foram vencedoras do PNQ em 2009, das quais 100% utilizam BSC como ferramenta de gestão de suas estratégias.
Até mesmo o setor público utiliza as técnicas do PNQ, através de uma iniciativa chamada GesPública – Programa Nacional de Gestão Pública do Ministério do Planejamento e Orçamento. Muitos órgãos públicos que...
tracking img