TEMA 6 7 8 REVISAOPOLITICAS ESPECIAIS

5423 palavras 22 páginas
TEMA 6 POLITICAS ESPECIAIS
Tema 6 – Discriminação às Pessoas com Deficiência – Uma análise da realidade social e dos principais paradigmas
Objetivos da Aula • Discorrer sobre o tratamento dado a pessoa com deficiência ao longo dos séculos.
Para início de conversa • A sociedade baseada em princípios alinhados ao paradigma do Estado Democrático de Direito, tem o dever de promover a igualdade e garantir o respeito aos seus cidadãos.
Pessoa com deficiência • O número total de mais de 45,6 milhões de pessoas com um ou mais tipos de deficiência no Brasil é equivalente à popula- .ção de países como a Espanha, Ucrânia ou Coréia do Sul. o termo deficiente é muito antigo e a carga de preconceitos que o acompanha é algo que dificulta a vida das pessoas com deficiência em suas práticas diárias e, isso se dá por conta de conceitos pré- estabelecidos e que estigmatizam de maneira muito contundente. Um ser humano com deficiência é julgado como "não eficiente" por não ser igual às pessoas ditas "comuns".
Dischinger (2004) • A desigualdade dificulta a execução das mais diferentes ações, entre elas o trabalho, o estudo e o lazer. A deficiência engloba uma manifestação corporal ou a perda de alguma função do corpo.
Dischinger (2004) • A deficiência é uma alteração fisiológica no organismo do indivíduo e pode dividir-se em quatro grupos: O das deficiências sensoriais que englobam aquelas onde há perdas significativas na capacidade dos sistemas de percepção.
• As deficiências cognitivas que podem afetar as atividades mentais, podendo causar dificuldades na compreensão das informações recebidas. Das deficiências físicomotoras alteram a capacidade de realização de atividades que exijam força física, coordenação motora.
Dischinger (2004) • As deficiências múltiplas são as que associam mais de mais de um tipo de deficiência. Na sociedade atual são várias as situações que envolvem o problema da deficiência e da pessoa com deficiência, bem como, cidadania, democracia, direitos sociais,

Relacionados