Temática

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1676 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Santa Lúcia Filippini
São Paulo, 31 de Outubro de 2012
Thuany Cristhiny – Nº 23 – 8º A
Disciplina: Geografia – Professora: Michele

MAPA DA TRILHA I
FILME: A ERA DA ESTUPIDEZ

MAPA DA TRILHA I
FILME: A ERA DA ESTUPIDEZ

I – RESUMO DO FILME: “A ERA DA ESTUPIDEZ”
A Era da Estupidez apresenta a que ponto chegou a destruição ambiental no mundo e alerta para a responsabilidadede cada indivíduo em impedir a anunciada catástrofe global. Misturando documentário e ficção, o filme é estrelado pelo ator indicado ao Oscar, Pete Postlethwaite, que interpreta um velho sobrevivente no devastado mundo de 2055. Ao analisar cenas das muitas tragédias ambientais ocorridas no início do século 21, ele se pergunta por que os seres humanos não se salvaram quando ainda tinham a chance.No filme, Pete consome seu tempo catalogando o passado, examina imagens de 2007 e se pergunta por que a humanidade não tomou providências contra a crise climática quando ainda havia tempo.
A história é filmada em mais de 45 países e em todos os continentes, traz uma bela mescla de fatos reais e projeções do futuro baseadas em estudos científicos, para explicar o que deixou de ser feitopara salvar o planeta. A narração acontece do alto de uma gigantesca torre em um Ártico derretido, em 2055. Numa projeção distante, mas cercada de bons argumentos, o Arquivista (Pete Postlethwaite, de Alien e O Jardineiro Fiel) cuida do acervo de todo o conhecimento e toda arte produzida pela humanidade, e a salvo da desolação do mundo. Ele examina na tela de um computador centenas de imagens dopassado e se pergunta: Por que não fizemos nada para impedir a mudança do clima, enquanto podíamos? Por que deixamos que o aquecimento passasse dos dois graus até 2015, provocando toda uma série de desastres?
Várias histórias correm paralelas, todas no tempo de hoje. Todas estas histórias transmitem, a seu modo, o mesmo recado: por imprudência, incompetência, falta de iniciativa e estupidez,podemos acabar sendo a única espécie do planeta a cometer um suicídio coletivo, apesar de todas as informações que temos à mão para impedir que isto aconteça. O imenso museu do Arquivista, ao final do filme, é lançado para o espaço, a salvo de nosso Juízo Final.

II – RELAÇÃO DAS MUDAÇAS CLIMÁTICAS E O DESMATAMENTO QUE O FILME APRESENTA COM NOSSOS ESTUDOS DO CONTINENTE EUROPEU, ASIÁTICO E AMERICANOAs alterações no clima do planeta ilustrados pelo filme não são apenas ficção científica. O Ártico sem gelo, Londres submersa e Austrália em chamas retratam os impactos do aquecimento global em cenários extremos, mas plausíveis. Como as mudanças climáticas não podem ser revertidas, os impactos dependem do que será feito agora para reduzir as emissões de gases estufa.
A Europa é umcontinente situado no hemisfério norte do globo terrestre. Ao norte do continente europeu situa-se o Oceano Glacial Ártico; ao sul os mares Mediterrâneo, Negro e Cáspio, a leste os Montes Urais e a oeste o Oceano Atlântico. Do ponto de vista econômico é o continente mais rico e desenvolvido do mundo, em relação ao filme.
A Ásia é um continente cujas terras estão localizadas, em maior parte, nohemisfério norte (oriental e setentrional). Ao norte, a Ásia é banhada pelo Oceano Ártico; ao sul pelo Oceano Índico; ao leste pelo Oceano Pacífico e a oeste faz fronteira com a Europa e África, em relação ao filme.
A América é o segundo maior continente do mundo. Com uma área de 42.189.120 km² e uma população de mais de 750 milhões de habitantes, corresponde a 8,3% da superfície total do planeta ea 14% da população humana. Localizada entre o oceano Pacífico e o Atlântico, a América inclui o Mar do Caribe e a Groenlândia, mas não a Islândia, por razões históricas e culturais.
Formada por duas grandes massas de terra, unidas por uma faixa estreita, divide-se em três partes: do Norte, Central (englobando as nações do mar do Caribe) e do Sul. O continente reúne países marcados por...
tracking img