Telmaguedes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Armas, germes e aço: Os destinos das sociedades humanas.



COPPE/UFRJ




Douglas Silveira de Assis

Abril de 2011







Jared Mason Diamond (EUA/Boston – 1937) é biólogo com estudos em áreas como fisiologia e biogeografia; vencedor do Prêmio Pulitzer de 1998 (concedido a figuras que realizaram trabalhos de excelência em áreas como jornalismo, literatura e música) em méritoa publicação mundialmente conhecida de título Armas, germes e aço: Os destinos das sociedades humanas, que será tratada nesta resenha.
A grandeza da obra em questão encontra-se na inovação proposta por Diamond ao agregar fatos históricos com elementos de ordem natural (biológica). De fato, a maestria da obra está muito além do simples “agregar”, e sim na elevação destes dois campos, aprimeira vista paralelos e independentes, à categoria de conexos e enriquecedores para um estudo das sociedades. Brindando, desta forma, o leitor com um estudo inovador e surpreendente sobre o questionamento a cerca de como e porque civilizações dominaram outras e consequentemente permaneceram vivas, enquanto estas outras foram dominadas e desapareceram.
Classificar a obra como surpreendente éaltamente pertinente dada a quantidade significativa de pré-conceitos ou preconceitos propriamente ditos que a sociedade, de maneira geral, carrega ao longo dos anos sobre esta temática e que foram simplesmente aniquilados (ou em pior hipótese postos em cheque) pelo brilhante trabalho de pesquisa desenvolvido por Diamond. Contextualizando, a partir do enfoque acima citado, os últimos treze milanos da evolução humana.
Para o Autor, o fator variável que serviu de insumo para as diferentes formas de evolução das sociedades e, posteriormente a concretização do quadro “dominantes e dominados” não se encontra na superioridade intelectual ou física do homem - Sendo que, em análise isolada de outros critérios, o homem per si seria incapaz de forte diferenciação dos demais, o que poderiaviabilizar uma variável de poder (Alguém se lembrou da teoria que justificou o Nazismo alemão?!). Diamond expõe em sua obra que este fator variável é dado pelo complexo cenário envolvendo a soma de elementos geográficos, históricos e biológicos.
Buscando nutrir sua argumentação, Diamond traça de maneira convincente uma linha do tempo iniciando-a no período pós Era glacial, onde todas associedades encontravam-se em equidade de condições e, de mesma forma, compartilhavam os mesmos modos de vida baseados na caça e colheita de alimentos paramentados por instrumentos similares. Narrando, com argumentos e dados, o processo de transformação dos continentes, onde a raça humana e suas respectivas civilizações foram expostas a condições de ambientes heterogêneos.
Diamond, a partir desteponto, começa a talhar, então, seu estudo buscando provar que devido a capacidade de adaptação do homem em razão de variáveis proporcionadas pelo ambiente onde habita (seja ele mais ou menos favorável) é o fator predominante para o diferenciação entre seus demais. Uma vez que quanto maior o número de variáveis favoráveis que o ambiente proporciona, maior a possibilidade de que ele possa realizarevoluções tecnológicas. Que, por consequência, são os fatores cruciais de sucesso para um processo de dominação. Uma vez que o autor entende que há um processo contínuo de lutas entre as sociedades, não necessariamente através de guerras, onde mesmo havendo laços de amizade entre povos, certamente a tendência é, mais cedo ou mais tarde, as sociedades mais fortes se sobreporem. Conceito queimplica, então, no porquê de existirem civilizações dominantes.
No livro, dá-se muita ênfase para algumas características iniciais – por assim dizer – que serviram como forte degrau entre as civilizações: Como o tamanho da área e o nível de isolamento geográfico, uma vez que civilizações localizadas em grandes áreas de pequeno isolamento tendem a possuírem maior capacidade de estabelecer novas...
tracking img