Telhas Cerâmicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1211 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS- CAMPUS DO SERTÃO
EIXO TECNOLOGIA
LABORATÓRIO DE MATERIAIS








Relatório de ensaios – Telhas cerâmicas do tipo colonial








Delmiro Gouveia-AL
outubro/2012
Ana Clara Madeiros
Felipe Guilherme Melo
Gleidson Martins da Costa
Robério Satyro dos Santos Júnior

1. INTRODUÇÃO
O presente relatório tem como objetivo expor osresultados encontrados mediante os ensaios realizados em telhas cerâmicas do tipo colonial, levando em consideração os critérios estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, na NBR 15310:05 (2009). Esta norma estabelece os requisitos dimensionais, físicos e mecânicos exigíveis das telhas cerâmicas para a execução de telhados de edificações, bem como, estabelece seus métodos de ensaio.Quanto à realização dos experimentos, os mesmos foram feitos no dia 22 de outubro de 2012.
Inicialmente realizou-se uma inspeção geral. Na sequência, realizaram-se os demais ensaios:
1- Identificação
2- Características visuais
3- Sonoridade
5- Planaridade
7- Características dimensionais
8- Rendimento médio
9- Massa seca e índice de absorção

Os dados referentes aos ensaios supracitadospodem ser observados no anexo 1. Ademais, ressalta-se que os ensaios de número 4; 6 e 10 não foram realizados.
Os ensaios foram supervisionados pelo Professor Alexandre Nascimento e objetivam determinar as características geométricas e físicas das telhas cerâmicas do tipo colonial, e a partir dos resultados, definir se o lote foi aceito ou rejeitado.

2. DEFINIÇÃO DA AMOSTRA
Para definição daamostra escolheu-se de forma aleatória seis telhas para fazer as inspeções. De acordo com a NBR 15310:05 (2009), a amostra pode ser constituída por um número diferente de telhas, em função do tipo de ensaio.
Para a execução da inspeção geral, a norma NBR15310:05 recomenda dupla amostragem, sendo cada amostra constituída por 30 telhas extraídas de cada um dos lotes.
Para os ensaios de inspeção, anorma NBR15310:05 recomenda 12 corpos-de-prova, divididos previamente em dois grupos, para os ensaios da primeira amostragem ou amostragem simples (6 corpos-de-prova) e para os ensaios de segunda amostragem (6 corpos-de-prova).
Nesse panorama, salienta-se que na realização dos ensaios apresentados neste relatório foram utilizados apenas seis corpos-de-prova, exceto para o ensaio de número 8, cujonúmero de telhas utilizadas foi 12 unidades.
3. METODOLOGIA
A seguir serão descritos alguns aspectos metodológicos utilizados nos ensaios das amostras:
INSPEÇÃO GERAL – Para a execução da inspeção geral utilizou-se uma amostragem de 6 telhas. Os aspectos a serem analisados são as constantes dos itens de identificação, características visuais e sonoridade.
Identificação: As telhas cerâmicasdevem conter obrigatoriamente segundo a NBR 15310:05, a identificação do fabricante e outros dados gravados em relevo ou reentrância, com no mínimo 5mm de altura, sem que atrapalhe seu uso.
Nessa descrição irá constar no mínimo:
A identificação como local (município e estado da federação);
Modelo da telha;
Rendimento médio da telha, expresso em telhas por m2 com uma casa decimal, sendoobrigatório a gravação T/m2;
A dimensão: largura (L) x comprimento (C) x posição do pino (Lp);
E a galga media (Gm), em centímetro, sendo obrigatório a gravação da grandeza Gm.
Características Visuais: A telha pode apresentar ocorrências tais como esfoliações, quebras, lascados e rebarbas que não prejudiquem o seu funcionamento; igualmente são admissíveis eventuais riscos, escoriações, e raspagenscausadas por atrito feitas nas telhas durante o seu fabrico, embalagem, manutenção ou transporte;
Sonoridade: A telha deve conter som semelhante ao metálico, quando suspenso por uma extremidade e percutida;
Planaridade: Nesta parte do ensaio os corpos de prova devem estar em uma superfície plana e indeformável e de dimensões maiores que a telha, onde o valor da planaridade deve ser superior a...
tracking img