Telhado verde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (549 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecnologia II
Objetivo:
Mostra e Comparar os cinco pontos da Nova Arquitetura da pesquisa realizada nos anos iniciais da carreira do arquiteto Charles-Edouard Jeanneret conhecido pelo pseudonimo deLe Corbusier.
Introdução:
A primeira cobertura verde que se tem notícia são os Jardins suspensos da Babilônia. Diz à história que o Rei Nabucodonosor os construiu para alegrar sua esposa doente,que tinha saudades das árvores da Pérsia.

Milênios depois, no nascimento moderno nos anos 30, elas voltaram a ser notícia: Le Corbusier apontava o terraço-jardim como um de seus cinco pontos daNova Arquitetura. Sua ideia era, principalmente, recuperar o espaço verde tomado pela arquitetura sobre o terreno. O terraço-jardim é um conceito arquitetônico segundo o qual a cobertura de um edifício éutilizada como espaço de convivência e lazer. O terraço jardim pode conter de fato "um jardim" (como ele é popularmente imaginado, repleto de vegetação) ou pode ser constituído de espaços abertos eelementos construídos, como num solário.

Com a difusão da arquitectura moderna, o conceito de terraço jardim foi adoptado por outros arquitetos. No Brasil, foi utilizado por Lucio Costa e suaequipe. Embora o investimento passe um pouco mais do dobro de um telhado simples, ao longo dos anos, o telhado verde reduz fortemente o consumo de energia elétrica. Hoje, um dos melhores motivos paraadotar a cobertura verde é melhorar o isolamento térmico das edificações. Na escala urbana, ela aumenta a absorção de águas pluviais e, melhor ainda, reduz a temperatura da cidade, reduzindo o fenômenochamado Ilha de calor.
Comparação:
Nos anos 50, iniciaram-se, na Alemanha, pesquisas científicas do telhado verde conhecido como “Green roof”. Telhado verde é uma técnica usada em arquitetura cujoobjetivo principal é o plantio de árvores e plantas nas coberturas de residências e edifícios. Através da impermeabilização e drenagem da cobertura dos edifícios, criam-se condições para a execução...
tracking img