Telhado fotovoltaico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TELHADOS DOMICILIARES FOTOVOLTAICOS


Resumo

Assim como muitos outros tipos de energia, a energia fotovoltaica é originaria do Sol. A energia fotovoltaica é gerada a partir de basicamente três elementos: Sol, um agente semicondutor (geralmente o silício) e uma substância dopante. Com esses três componentes, existe a viabilização de um projeto fotovoltaico. Para esse estudo, discorreremossobre os processos que envolvem o projeto de um telhado composto por placas fotovoltaicas, ou seja, células e conversão de energia solar, design dos telhados e outros assuntos pertinentes ao tema abordado.
É importante enfatizar sobre diferentes formas de energia no mundo atual, pois precisamos incluir hábitos sustentáveis ao nosso cotidiano. Não se deve concentrar essa tecnologia apenas em paísesdesenvolvidos e em locais específicos como fábricas, indústrias e usinas de energia, precisamos trazer isso para o nosso dia a dia, para as nossas casas.

Palavras – chave: Energia; fotovoltaica; telhado.





Introdução


A energia fotovoltaica é de origem solar, portanto para entender esta ciência deve-se conhecer a energia do Sol.
O Sol é uma importante fonte de calor, luz eenergia. O mesmo gera reações nucleares em seu interior há mais de quatro bilhões de anos e calcula-se que sua vida útil se estenda por mais que o dobro deste período. O Sol é uma das respostas para questionamentos sobre a energia no futuro.
As pesquisas sobre a energia fotovoltaica foram iniciadas por cientistas espaciais que buscavam uma maneira para manter seus satélites em órbita.
Na energiafotovoltaica, o Sol é o fator determinante para o seu funcionamento, pois é a incidência dessa estrela sobre as placas com células fotovoltaicas que gera esta energia.
A utilização das placas fotovoltaicas vem crescendo no mercado de construção no mundo por se tratar de uma ideia inovadora e também por ser uma solução futura para o convívio harmônico na relação “homem x natureza”. Por ser uma novatecnologia que está em fase de adaptação, apresenta algumas falhas e um custo muito alto. Porém, o aumento de vendas, o incentivo do Estado, a conscientização ambiental e social das pessoas fará com que esse custo diminua. É fato de que com o passar dos anos essa tecnologia cresça e torne-se viável.


1. Energia Solar

Antes de saber o que é uma placa fotovoltaica, deve-se conhecer um poucosobre a energia solar. Além de ser utilizada pela humanidade durante toda sua historia, se sua energia for aproveitada de maneira racional pode ser a resposta para o abastecimento energético do mundo daqui alguns anos. Mesmo existindo por bilhões de anos, calcula-se que o Sol ainda criará reações nucleares por mais 6 bilhões de anos.
Grande parte das fontes de energia hidráulica, eólica, biomassa,combustíveis fósseis e energia dos oceanos, sofrem ação da energia solar, assim são formas indiretas da mesma.
[pic]
Fonte: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/energia/energia_solar/energia_que_vem_do_sol.html

Podemos também utilizar a radiação solar diretamente como fonte de energia térmica, aproveitando para o aquecimento de fluídos em ambientes para gerar potência elétrica e mecânica epode inclusive ser transformada em energia elétrica diretamente por meio de matérias. Entre os mais conhecidos está a energia termoelétrica e a fotovoltaica, essa última será discutida a seguir.


2. Placas Fotovoltaicas
Fotovoltaica (foto=luz, voltaica=eletricidade) é a força eletromotriz gerada pela ação da luz. A energia fotovoltaica começou a ser pesquisada em 1954 por cientistas daárea espacial para achar uma forma de abastecer seus satélites em órbita.
A partir desta data, a energia solar fotovoltaica se desenvolveu cada vez mais rápido e, com isso, novos métodos ficaram conhecidos.
Para o uso domiciliar, o setor de construção civil tem visado placas disponíveis no mercado, atraindo a sustentabilidade. Estas placas, mesmo com custo alto, se tornam viáveis em alguns anos,...
tracking img