Telemóvel

Páginas: 49 (12154 palavras) Publicado: 27 de março de 2011
Sumário

1. A invenção do telefone 1
1.1. O telégrafo harmônico 1
1.2. A descoberta 5
1.3. O primeiro telefone 6
1.4. A patente do telefone 8
2. Sistemas telefônicos 9
2.1. Ponta a Ponta e Magneto 9
2.2. Automático 21
3. Telefonia móvel celular 31
3.1. Composição do Sistema 32
3.2. Telefonia Celular no Mundo e no Brasil 32
3.3. Vivo 34
3.4. Tecnologia 34
4.Telefone de Uso Público 35
Bibliografia 41

HISTÓRIA DO TELEFONE

1. A invenção do telefone

1.1. O telégrafo harmônico

Durante os anos de 1873 e 1874, Bell fez experimentos procurando enviar notas musicais através da eletricidade. Ele pensava que suas tentativas poderiam levar a dois resultados diferentes.

Por um lado, se fosse possível transmitir um conjunto de notas musicais, seriapossível também transmitir a voz humana – pois Helmholtz havia mostrado como era possível sintetizar sons articulados a partir de notas musicais. Por outro lado, a transmissão de diferentes notas musicais poderia ser utilizada para enviar muitas mensagens telegráficas simultaneamente pelo mesmo fio – a mesma idéia que Elisha Gray estava tentando desenvolver.

Utilizando freqüências diferentes,talvez fosse possível transmitir 30 a 40 mensagens simultâneas, e dessa forma uma única linha telegráfica poderia substituir um grande número de linhas entre as mesmas cidades, com grande economia.

Bell falava sobre suas idéias e experimentos, e Sanders e Hubbard ficaram interessados no projeto do “telégrafo harmônico”. Hubbard era um homem muito prático e pensou que o processo de enviar muitasmensagens simultâneas por um único fio tinha grande valor comercial. Ele investigou, junto ao Escritório de Patentes de Washington, se alguém já havia desenvolvido tal idéia, e não foi encontrado nenhum registro. No entanto, de algum modo Bell conseguiu a informação de que um certo Elisha Gray, especialista em eletricidade e um dos fundadores da empresa de telégrafos Western Electric Company,também estava tentando construir um aparelho do mesmo tipo.

Em novembro de 1874, Bell escreveu a Hubbard e Sanders: “É uma corrida pescoço a pescoço entre o Sr. Gray e eu próprio, para vermos quem completará um aparelho antes”.

Se Bell conseguisse transformar rapidamente seu projeto em realidade, seria possível patentear o sistema e vendê-lo às empresas de telegrafia. Por isso, Hubbardofereceu apoio financeiro a Bell, para o desenvolvimento do seu invento. Sanders também se entusiasmou com a idéia e resolveu dar também apoio.

Em fevereiro de 1875, Bell, Hubbard e Sanders formalizaram a criação da Bell Patent Association. Pelo acordo que fizeram, Hubbard e Sanders forneceriam o dinheiro necessário e Bell entraria com as idéias e as pesquisas experimentais. Os três dividiriam empartes iguais os lucros que fossem obtidos. Embora Bell estivesse sempre pensando na idéia de transmissão de voz, seus patronos tinham interesse apenas no sistema de telegrafia.

[pic] [pic]

A loja de materiais elétricos de Charles Williams Jr., na Court Street, em Boston

[pic] [pic]

Charles Williams Jr. (esquerda) e um anúncio de sua loja (direita)

Havia em Boston uma empresapertencente a Charles Williams Jr. que fabricava aparelhos elétricos – dispositivos para telégrafo, campainhas elétricas, alarmes contra ladrões etc. Com o apoio financeiro de Sanders e Hubbard, Bell começou a solicitar aparelhos à firma de Williams, e lá encontrou um jovem trabalhador chamado Thomas J. Watson. Esse rapaz tinha bons conhecimentos de eletricidade e grande habilidade manual naconstrução de aparelhos. Bell levou à empresa seus desenhos e pediu que fossem fabricados alguns modelos experimentais de seu telégrafo harmônico, e Williams encarregou Watson desse trabalho. Assim, Bell e Watson se conheceram.

[pic]

Thomas J. Watson, em 1874

O telégrafo harmônico era constituído por um conjunto de eletroímãs que produziam vibrações em pequenas lâminas de aço. Cada eletroímã...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Meu telemovel
  • Telemóveis
  • Telemoveis
  • telemoveis
  • Telemovel
  • Telemoveis
  • Telemovel
  • Telemovel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!