Telemática

Páginas: 15 (3745 palavras) Publicado: 9 de abril de 2011
Introdução
A telemática pode ser definida, introdutoriamente, como o "conjunto das técnicas de informática e das telecomunicações". Reúne as técnicas da informática e das telecomunicações, formando um conjunto no qual as características isoladas de uma e outra estão preservadas de outro lado, une-as, liga-as e as funde, constituindo uma combinação que gera novas características, autônomas. Ouseja, ambas as situações estão presentes na definição da telemática. Vale ressaltar que ela não é somente o agrupamento das técnicas - apesar de também o sê-lo-, mas, além disso, é uma nova figura, ontologicamente modelada, que soma características da informática, das telecomunicações e os novos atributos gerados pela combinação. A constituição do seu conceito gera inovações, como, por exemplo, ainternet..Então, é um pouco mais satisfatória a definição da telemática como o conjunto e o produto da adequada combinação das técnicas de informática e telecomunicações, no qual estão preservadas as características de ambas bem como gerados novos atributos.

Objectivos
Geral: formar especialistas capazes de responder às necessidades actuais e futuras dos sectores económicos e sociais querequeiram do uso das tecnologias da informação e as comunicações; com habilidade para valorizar, planear, desenhar, desenvolver, proveer e administrar aplicações e serviços telemáticos no mercado nacional e internacional.
Específico: identificar e distinguir a função da Informática telemática com finalidade de fornecer uma formação sólida na área das tecnologias da informação e dastelecomunicações, que se vai transformando no sector industrial dominante e no principal motor de desenvolvimento nas economias avançadas.

Importância

A Informática telemática tem uma importância inevitável primordial, quer pela sua relevância como elementos coadjuvantes de outras técnicas, quer pela sua intervenção directa em sistemas que condicionam cada vez mais a vida das pessoas. Computadores,informática, redes de telecomunicações (telefonia, satélite, cabo, fibras óticas etc), sistemas embutidos.

Desenvolvimento

CAPÍTULO I – ALICÉRCE TEÓRICO

1.1-Definição de conceito
telemática — a união das tecnologias de informação e de comunicação eletrônicas digitais e convergentes — oferece meios poderosos e cada vez mais baratos de aperfeiçoar nossa democracia,pagar nossa dívida social e estimular nossa economia. Propomos que a sua aplicação seja uma prioridade estratégica em todas as esferas de governo.

A chave para realizar esse objetivo é aperfeiçoar e aprofundar as infra-estruturas tecnológicas e, igualmente importantes, organizacionais existentes, inovando e criando novas, quando houver lacunas.

Concernemte ao conteúdo acima Brasil já é lídere-governo entre países grandes em desenvolvimento. Mas pode ir muito mais longe e chegar a uma posição entre os líderes do Primeiro Mundo, ultrapassando diferenças sociais
com o uso inteligente das tecnologias disponíveis. A penetração da Internet nas
classes C, D e E ainda é incipiente e depende acima de tudo da coletivização do acesso por intermédio de telecentros, escolas, bibliotecas etc.Para tanto, devemos construir o futuro com criatividade, mas aproveitando experiências e programas bem-sucedidos do Brasil e do exterior, adaptando-os e integrando-os. As palavras de ordem são ‘estudar’, ‘inventar’, ‘testar’, ‘somar’, ‘integrar’ e ‘capilarizar’ — de acordo com uma estratégia elaborada de forma participativa, com visão democrática.

Não devemos esquecer as contribuições que osector privado e o terceiro sector podem oferecer nem as importantes ferramentas eletrônicas de comunicação mais tradicionais, como o rádio e a televisão.

As correspondentes funções governamentais se chamam G2C (relacionamento com cidadãos), G2B (relacionamento com fornecedores) e G2G (relacionamento entre agências governamentais). Estas últimas podem ser divididas em relações horizontais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • telemática
  • Telematica
  • telematica
  • Telemática
  • Telematica 2
  • telematica intertextualidade
  • Arte Telemática
  • Apostila telemática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!