TELEINFORMATICA

469 palavras 2 páginas
Engenharia de Teleinformática | 2014 | 6ª Lista - Eletroquímica
1. Esquematize (identificando todos os componentes) uma célula galvânica nas condições padrão, na qual um dos eletrodos é uma barra de Cu imersa em uma solução de Cu 2+. Identifique quais os reagentes presentes do outro lado da célula de forma que o potencial da célula seja aproximadamente 0,60V.
2. Duas baterias diferentes descarregam de acordo com as seguintes reações:
a)Fe(s) + Ni2O3+3H2O Fe(OH)2 + 2Ni(OH)2
b)Cd(s) + Ni2O3 + 3H2OCd(OH)2 + 2Ni(OH)2
Iniciando com exatamente 100g de Fe ou de Cd puro em cada caso, qual bateria seria restaurada à condição original primeiro utilizando corrente de 10A para recarga?
3. Considere as seguintes reações de semicélula :
Ag+ (aq) + e Ag (s)
Cu2+ (aq) + 2e Cu (s)
Pb2+ (aq) + 2e Pb (s)
a)Qual desses metais ou íons é um agente oxidante mais forte? Qual é um agente redutor mais forte?
b) As reações de semicélula podem ser utilizadas para construir três diferentes células galvânicas. Sugira qual célula produz maior voltagem e identifique o cátodo e o anodo.
4. Determine a massa molar do metal (M) sabendo que o sal MCl2 foi fundido e em seguida submetido à eletrólise por 4,65h produzindo 4g do metal quando uma corrente de 0,84 A foi usada.
5. Uma corrente constante de 30A é passada durante 1h através do sal NaCl fundido. Qual a quantidade (em gramas) de NaOH que se formará? Quantos litros de gás Cl 2 serão produzidos?
6. Escreva a equação da reação e determine E0 para:
a)Al(s)/Al+3(aq)// Sn+2(aq)/Sn(s)
b)Pt(s)/Fe+2(aq), Fe+3(aq)//Ag+(aq)/Ag(s)
7. Na indústria, o cobre metálico pode ser purificado eletroliticamente de acordo com o seguinte tratamento: o ânodo é constituído por um eletrodo impuro de cobre e o cátodo por um eletrodo de Cu puro. Os eletrodos estão submersos em uma solução de CuSO 4. (a)
Escreva as reações das semicélulas nos eletrodos. (b) calcule a massa em gramas do cobre purificado depois de passar uma corrente de 20A

Relacionados