Telegrafo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
http://www.del.ufms.br/PCI_T1/G9/TrabalhoTelegrafo/TelegrafoIndexMurilo.htm
Acesso dia: (03/06/09)

TELÉGRAFO, A REVOLUÇÃO NA MAREIRA DE SE COMUNICAR
Grupo
Marcel Martins Saito
Murilo Rodriguez Granado
Rubens Gazineu Neto
Usama Taher Asrieh
1. COMO ERA ANTES DO TELÉGRAFO
A ciência e a tecnologia têm satisfeito o vivo desejo do homem de comunicar-se. Desejo o qual provém de diversosinteresses. A capacidade e a velocidade com que informações são transmitidas podem decidir o desfecho de uma guerra, o sucesso de uma empresa, enfim, é uma ferramenta de grande e indiscutível valor.
Na Antiguidade, os povos utilizavam-se de artifícios naturais e de engenhosidade mais simples pra comunicar-se. Acendiam-se fogueiras, levantavam-se bandeiras, usava-se colunas de fumaça, faziam-semuitos e variados sinais. Porém tais recursos não possuíam grande eficiência quando se tratava de distâncias muito grandes, problema o qual persistiu por muito tempo.
Uma significativa evolução na comunicação à distância foi a invenção de um sistema visual que se denominava telégrafo (do grego: tele > distância e grapho > escrevo). Tal processo foi desenvolvido nos princípios da década de 1790 peloengenheiro francês Claude Chappe.
Consistia em transmitir letras, palavras e frases através de um código visualizado a partir de três réguas de madeira articuladas colocadas na parte alta de um poste ou edifício. A primeira linha de semáforos data de 1794 e ligava Paris a Lille, distantes de 225 quilômetros. Este sistema teve larga difusão no século XVIII e princípios do século XIX na França enoutros países. Um destes telégrafos óticos de semáforos esteve instalado no alto das Torres de São Sulpício em Paris e foi usado para transmitir as notícias das campanhas napoleônicas. Estes processos óticos de comunicação estavam obviamente dependentes das condições naturais de visibilidade. Porém o telégrafo propriamente dito só foi possível mediante avanços nas áreas da eletricidade e domagnetismo.
2. DESCOBERTAS QUE LEVARAM AO TELÉGRAFO
Tudo começou com William Watson, que em 1747 demonstrou, na Inglaterra, que a corrente elétrica podia ser transmitida a uma considerável distância através de um fio metálico, cujas extremidades, ligadas a terra, formavam um circuito.
Já em fins do séc. XVIII, L. Galvani e A. Volta fizeram experiências que revolucionaram as concepções sobre aeletricidade e seus efeitos. Em 1786, Galvani descobriu acidentalmente que era possível enviar por um condutor elétrico uma corrente direta, ou contínua, gerada simplesmente pela junção de dois metais diferentes, entre os quais existia certa substância úmida. Em 1800, baseado nesses princípios, Volta apresentava uma bateria elétrica que se tornou conhecida como a "pilha voltaica" ou "pilha de Volta".
Nomesmo ano, o médico espanhol Francisco Salvá, de Barcelona, provou que as correntes voltaicas poderiam ser utilizadas para a emissão de sinais. Tal fato levou Salvá a ser considerado um dos pioneiros na aplicação prática da eletricidade para fins de comunicação. Como resultado imediato, William Nicholson e Sir Anthony Carslile, também em 1800, descobriram que a passagem de uma corrente elétricacausaria a decomposição dos líquidos em seus elementos constituintes. Com esses fundamentos, Samuel Thomas von Soemmerring, Humphry Davy, John Redman Coxe e Harrison Gray Dyar fizeram experiências de transmissão de sinais à distância. Salvá inventou também um tipo de telégrafo elétrico constituído por fios (cada um correspondendo a uma letra), por vasos de água nas extremidades e por uma pilha deVolta. A letra transmitida era detectada pela formação de bolhas gasosas formadas no vaso correspondente à letra. As bolhas eram obtidas por eletrólise da água. Com este sistema conseguiu enviar mensagens até um quilômetro de distância.
3. APERFEIÇOANDO O TELÉGRAFO
Em 1812, o Dr. Samuel von Sömmering de Munique, na Alemanha, atingiu 3 quilômetros de distância com um telégrafo do mesmo tipo. O...
tracking img