Telefonia movel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
http://pt.wikipedia.org/wiki/HSPA

High Speed Packet Access (HSPA) é uma coleção de dois protocolos de telefonia móvel High Speed Downlink Packet Access (HSDPA) e High Speed Uplink Packet Access (HSUPA), que ampliam e melhoram o desempenho dos protocolos existentes WCDMA. Mais tarde, a HSPA Evolved (também conhecida como HSPA +), será lançada.==========================================================================================================================================
http://pt.wikipedia.org/wiki/HSDPA

High-Speed Downlink Packet Access ou HSDPA é um protocolo de telefonia móvel, também chamado 3.5G. O HSDPA é um serviço de transmissão de pacotes de dados que opera dentro do W-CDMA, no enlace direto (downlink), permitindo a transmissão de dados até 14,4Mbit/sem uma banda de 5MHz. Nesse sentido, abre novas possibilidades de serviços multimídia que utilizam a transmissão em banda larga em telefones móveis.
Sua operação é regulamentada pelo conjuntos de normas 3GPP em sua quinta versão, de 2002.
[editar] Principais Características
O HSDPA implementa, entre outras características, um novo canal físico (HS-PDSCH) e de transporte (HS-DSCH) cujasdiferenças com relação aos canais compartilhados do WCDMA puro são, entre outras:
* Modulação e Codificação Adaptativas (AMC);
* Requisição de Repetição Automática Híbrida (Hibrid Automatic Repeat Request - HARQ);
* Reserva Rápida de Pacotes (fast packet scheduling);
* Dois modos de modulação (QPSK e 16-QAM);
* Codificação turbo.
Outras diferenças incluem ausência docontrole de potência rápido e soft handoff.
Essas funcionalidades são implementadas na chamada BTS, ou Base Transceiver Station, a estação base, também conhecida como node-B.
Um próximo passo em termos de evolução dentro do W-CDMA será o HSUPA, que permitirá velocidades mais rápidas e melhor aproveitamento de banda também no enlace reverso (uplink).==========================================================================================================================================
http://pt.wikipedia.org/wiki/HSUPA
HSUPA
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
High Speed Uplink Packet Access - é um protocolo da família HSPA com velocidades de UP-Link superiores a 5.76Mbit/s.==========================================================================================================================================

http://mosquitoeletronico.blog.br/index.php/2009/02/26/qual-a-diferenca-entre-hsdpa-e-3g/

Qual a diferença entre HSDPA e 3G?

O HSDPA é uma atualização do 3G (UMTS). Ou seja, não existe HSDPA se não tiver o 3G. É como se o HSDPA fosse uma cobertura de chocolate no bolo 3G. Não há cobertura se não tiver o bolo. Fazendo uma comparação, oHSDPA está para o 3G assim como o o EDGE está para o GSM. Ele só faz diferença nas conexões de dados, aumentando a capacidade de download. Uma video-chamada, por exemplo, funciona mesmo que a operadora tenha apenas uma rede 3G sem o HSDPA instalado.
Há várias versões do HSDPA, cada uma com uma velocidade máxima teórica diferente. Enquanto o 3G puro (UMTS) oferece apenas 384kbps develocidade máxima de download teórica, o HSDPA pode oferecer (dependendo da versão instalada na rede da operadora): 1,8Mbps, 3,6Mbps, 7,2Mbps ou 14,4Mbps. Portanto, para que haja a tal banda larga 3G que virou moda no país, é preciso que a rede suporte não apenas 3G, mas também HSDPA.
Não tenho dados exatos, mas pelo que eu saiba, todas as operadoras nacionais usam a versão de 3,6Mbps do HSDPA,exceto a TIM, que tem uma rede HSDPA de 7,2Mbps.
Há de se notar que o HSDPA somente dá um gás na velocidade no recebimento de dados numa rede 3G. O envio continua sendo a 384Kbps. Porém, as operadoras já têm instalado o HSUPA, que é a atualização do 3G que aumenta a velocidade de envio de dados numa rede 3G, melhorando assim a experiência de se ter realmente uma banda larga sem-fio....
tracking img