Telefonia fixa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1178 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]








[pic]










[pic]
























Introdução:

ADSL à È uma tecnologia utilizada para que se obter três canais virtuais na linha telefônica sendo eles: de voz , de download e o de upload, na verdade o que se espera doADSL é que ele proporcione ao usuário o beneficio de falar ao telefone e ter a possibilidade de ao mesmo tempo utilizar a internet. O ADSL faz isto reconhecendo as taxas de freqüências da voz, do download e do upload. Sendo que as freqüências de voz são encaminhadas para um Splitter, que direciona as ligações aos seus destinos pretendidos, e as freqüências de dados da internet são encaminhados àum DSLAN, que efetuará as devidas tarefas esperadas pelo sistema de internet.
O ADSL inicialmente era um sistema não protocolado, mas hoje em dia já é protocolado pelo protocolo PPPoE, que liga a placa de rede ao modem, permitindo a autenticação para a conexão e aquisição de um endereço IP à máquina do usuário.ADSL:

ADSL significa Assymmetric Digital Subscriber Line em português fica Linha Digital Assimétrica para Assinante. Este sistema é uma tecnologia que permite a transferência digital de dados em alta velocidade por meio de linhas telefônicas comuns. Por isto é usado em conexões com a internet, este é o tipo de conexão à internetem banda larga mais usado no Brasil e um dos mais conhecidos no mundo.
Esta tecnologia tem a característica básica de dividir a linha telefônica em três canais virtuais são eles: canal de voz, canal de download (de alta velocidade) e o canal de upload (de velocidade média comparado ao download). Teoricamente, as velocidades de download podem ser de 256 Kbps até 6.1 Mbps. Já no upload essastaxas variam de 16 Kbps até 640 Kbps, mas são valores teóricos, na pratica estes valores nem sempre são reais, estas taxas depende de vários fatores.
No ADSL tem-se a vantagem do canal virtual de voz, que permite que o usuário fale ao telefone e navegue a internet ao mesmo tempo, sem a necessidade do usuário desconectar a internet para falar ao telefone. Para separar voz de dados na linhatelefônica, é instalado na linha do usuário um pequeno aparelho chamado Splitter. Nele é conectado um cabo que sai do aparelho telefônico e outro que sai do modem.
È necessário também que aja na central telefônica um Splitter. Quando o usuário realiza uma chamada telefônica , o sinal é encaminhado para a rede de comutação de circuitos PSTN - Public Switched Telephone Network, da companhiatelefônica que encaminha a chamada para seu caminho normal . Quando o usuário utiliza a internet, o sinal é encaminhado ao DSLAN, que também efetua o procedimento normal da internet.
Quando uma linha telefônica é usada somente para voz, as chamadas utilizam freqüências baixas, geralmente entre 300 Hz e 4000 Hz. Na linha telefônica é possível usar taxas mais altas, mas elas acabam sendo desperdiçadas.Explicando de maneira simples, o que o ADSL faz é aproveitar para a transmissão de dados as freqüências que não são usadas. Como é possível usar mais de uma freqüência ao mesmo tempo na linha telefônica, é então possível usar o telefone para voz e dados ao mesmo tempo. A figura abaixo mostra as taxas de freqüências utilizadas nos canais virtuais:

[pic]
Essacomunicação da internet ocorre em freqüências acima de 5000 Hz, ela não interfere na comunicação de voz que funciona entre 300 Hz e 4000 Hz. Como a linha telefônica é usada unicamente como um meio de comunicação entre o modem do usuário e a central telefônica, não é necessário pagar pulsos telefônicos, pois a conexão ocorre por intermédio do modem e não discando para um número específico, como é feito...
tracking img