Telefonia digital capituo 5 e 9

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo 05
02 – O que pode ser feito para aumentar a eficiência de utilização da matriz de comutação?
Para aumentar a eficiência de utilização, é necessário que cada ponto de cruzamento seja usado por mais de uma conexão potencial. Porém, se pontos de cruzamento são partilhados, também é necessário que mais de um caminho seja previsto para cada conexão potencial de forma que o bloqueio sejaminimizado.
As vias alternativas também ervem como proteção contra falhas. O patrulhamento de pontos de cruzamento é obtido por meio de comutação por múltiplos estágios. A matriz de comutação com arranjo quadrado, contendo N entradas e N saídas, tem N(N-1) cruzamentos, conforme mostra a figura 01.

Figura 01 – Matriz de comutação a quatro fios

Já a figura 02, representa uma matriz decomutação de três estagio, com N entradas e N saídas.

Figura 02 – Exemplo de uma matriz de comutação com três estagio

04 – Calcule a probabilidade de bloqueio para a central de três estagio com 24 entradas, dado que a probabilidade de ter enlace ocupado é de 1%, existem três grupos de entrada e a central tem três arranjos no estagio central.

06 – Calcule a complexidade de implementação de umacentral temporal TST estritamente não bloqueada, que tem N=80, n=4 e um ciclo de memoria tc=50ns.
C=N2+N.L.log2N+16.N.C+2.N.L.log2c100
c=1252.tc
c=1252.50η
c=1,25η
L=2.c-1
L=2.1,25η-1
L=2,49η

C=802+80.2,49η.log280+16.80.1,25η+2.80.2,49η.log21,25η100
C=6400

08 – Comente as principais diferenças entre as técnicas de separação em espaço e tempo.
As principais diferenças entrem as técnicasde separação em espaço e tempo esta relacionada ao modo da comutação espacial, onde temos na entrada de canais, os juntores de entrada, seguido para a comutação espacial (separação no espaço) e dando continuidade para os juntores de saída.
Em contrapartida, na comutação temporal, temos o TDM (Time Division Multiplexing) e PCM (Pulse-code modulation) substituindo os juntores de entrada e saída.Na figura 03, nota-se as diferenças entres as separações em espaço e tempo.

Figura 03 –Técnicas de separação em espaço e tempo

Capitulo 09
02- Descreva os principais sistemas de acesso múltiplos e suas características. Quais as vantagens e desvantagens de cada sistema?
O esquema de acesso múltiplo define como comunicações simultâneas diferentes, entre diferentes estações móveis situadas emcélulas distintas, as que compartilham o espectro de frequência do GSM. Um misto de FDMA e TDMA, combinado com saltos em frequência, foi adotado como esquema de acesso múltiplo para o GSM.
FDMA – Quando utilizado, uma frequência é atribuída a cada usuário. A faixa de frequência disponível é dividida em subfaixas separadas por bandas de guarda. Uma característica importante é que quando um canalé atribuído a um usuário, a faixa de frequência desse canal é usada exclusivamente pelo usuário ate que a ligação não seja mais necessária.
TDMA – O mesmo permite que vários usuários compartilhem o mesmo canal. Cada um dos usuários, compartilhando o canal comum, é associado ao seu próprio burst dentro de um grupo chamado quadro.

03 – Discuta a razão para haver um nível elevado deinterferência nos sistemas moveis convencional, que levou ao desenvolvimento do conceito de célula.
O que levou a ao desenvolvimento de uma célula é o fato de que a célula é a área geográfica iluminada por uma estação radio dentro da qual a recepção do sinal atende as especificações do sistema. Em sua concepção básica, o sistema celular divide essa área em células hexagonais de igual tamanho, de tal forma queas ERBs estejam localizadas no centros delas.
As células podem ser:
Células omnidirecionais – Nas células omnidirecionais, a ERB é equipada com uma antena omnidirecional que transmite a mesma potencia em todas as direções, formando assim uma área de cobertura circular, cujo centro é a própria ERB.
Células setorizadas – Nas células setorizadas, a ERB é equipada com antenas diretivas, de...
tracking img