Telecomicao

395 palavras 2 páginas
Comprimento de onda (λ)
É a distância percorrida pela onda durante a realização de um ciclo. Para uma onda senoidal, o comprimento de onda e a distância (em metros) entre os picos consecutivos.

Frequência (f)
É a velocidade de repetição de qualquer fenômeno periódico, ou seja, o número de ciclos realizados por segundo, em hertz.

Decibel (dB)
Comumente, em telecomunicações, torna-se necessária a representação das grandezas em unidades de potencia na ordem de miliwatts – por exemplo, em níveis de transmissão de aparelhos celulares. Nesses casos, a potencia de um sinal pode ser comparada a um sinal de referencia de 1 mW e, para expressarmos as unidades logarítmicas
Canal
Canal é um meio físico entre os sistemas de transmissão e recepção, por onde trafegam os sinais elétricos ou eletromagnéticos da informação. O termo e utilizado para especificar um meio de comunicação:
• Canal fio. – (par transado, Canal Fios – Coaxial, canal de Fibra óptica)
• Canal rádio.
• Canal fibra optica.

–Cabos sem blindagem:
•UTP (UnshieldedTwistedPair)
–Cabos blindados:
•FTP (FoiledTwistedPair) (possuí somente blindagem externa)
•STP (ShieldedTwistedPair) (possuí blindagem interna (individual)
•SSTP (ScreenedTwistedPair) (possuí ambos tipos de blindagem)

Cabo de fibra óptica multimodo
Os cabos de fibra óptica multimodo possuem diâmetros maiores do que os monomodo, pois contêm fibras de diferentes espessuras.
Cabo de fibra óptica monomodo
O cabo de fibra óptica monomodo é desenhado para levar um único comprimento de onda de luz, conhecida como "modo".

A antena é um dispositivo que transforma corrente elétrica de radiofrequência oriunda do transmissor em energia eletromagnética irradiada. Na recepção, a antena realiza o inverso, ou seja, transforma a energia eletromagnética irradiada em corrente de RF para ser entregue ao receptor. Portanto, sua funcao é primordial em qualquer comunicacao em que exista radiofrequência.

Ondas Eletromagnética

ONDAS

Relacionados