Telecom

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1232 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES

PROJETO DE REDE WAN - MÓDULAR / Ensino técnico
concomitante

Este é o roteiro do projeto final para as turmas concluintes : turmas de terceiro ano do período diurno (TEL 3 Manhã) e a turma de ensino modular do período noturno (M TEL 3 Noite).

Objetivo : Consolidar os conceitos vistos nas disciplinas Telemática 1 , Telemática 2 ,transmissão 1 , Transmissão 2, Gerência de Redes e Cabeamento estruturado. O projeto será desenvolvido pelos alunos e permitirá o aperfeiçoamento das competências e habilidades desenvolvidas principalmente nas fases finais : segundo e terceiro ano / ou os módulo 2 e módulo 3.

Informações gerais :
Ao final do projeto, devem ser gerados três arquivos :
- um arquivo no formato slide(Microsoft powerpoint ou equivalente) , com a demonstração do projeto, a proposta apresentada, os equipamentos, links, plantas , orçamento e cronograma simplificado ;
- um arquivo texto (formato Microsoft WORD) descritivo do projeto, em formato ABNT, respeitando as recomendações definidas para o curso Técnico em Telecomunicações.
- um arquivo gerado pelo simulador Cisco Packet Tracer, com astopologias de LAn e wan montadas e funcionando;
TODOS os 3 arquivos devem ser gravados no CD para a entrega.
Cada aluno deve entregar o seu CD.
Os alunos apresentarão o projeto para a bancada de professores, em dia e horário a ser definido.
A nota peso atribuída ao projeto será válida para todas as disciplinas técnicas do 3º módulo ou último trimestre do 3º ano.

Proposta :
1– Objetivo : desenvolver um projeto de rede Lan , integrada com uma rede WAN para a topologia de uma empresa que tenha uma matriz e uma filial. O grupo define a empresa cliente e a atuação do cliente. O grupo de alunos constituirá uma empresa prestadora de serviço, que efetuará o projeto conforme a necessidade do cliente.

2- Topologia :

[pic]




- a topologia consta de : UmaMatriz , duas filiais , e links de ligação Matriz – Filial.
- são necessários dois links : um link para cada ligação Matriz filial
- a nuvem é apenas para efeito de representação, não sendo necessário configurar uma nuvem frame-relay

3- Especificação do Projeto :
O grupo deve especificar detalhadamente os itens e tópicos a seguir:
3.1 - Cabeamento estruturado :
a-Qual é a planta e o lay-out físico da planta atual , tanto da matriz bem como da filial, onde o projeto de cabeamento será executado;

b- Mostrar a planta baixa após definidos: a sala de telecomunicações, os armários (racks) , cabeamentos horizontais e vertical , áreas de trabalho, locais das caixas , canaletas, eletrocalhas, caixas de passagem, indicação das áreas de trabalho, tomadas da área de trabalho e os outros itens do projeto de cabeamento estruturado.

Na passagem dos cabos, o grupo deve avaliar se os lançamentos de cabos são de par metálico ou fibra ótica, especificando o tipo de fibra ótica e justificando a necessidade de usar fibra.

c- o grupo deve optar pela utilização da categoria 5 , 5e ou 6 no sistema de cabeamento e justificar o porquefoi escolhida esta categoria, e quais normas que regem a montagem estão sendo utilizadas.

d- fazer o lay-out de cada rack utilizado, mostrando: os patch panels, os equipamentos dispostos no rack , bem como os racks de distribuição por andar ou ambiente.

e- o grupo vai definir e mostrar quais os testes necessários para testar e certificar o cabeamento instalado, conformeapresentado nas normas vistas no decorrer da disciplina cabeamento estruturado.

f- o grupo deve definir a lista de materiais completa com todos os itens do cabeamento e seu respectivo orçamento com tomada de preços de fornecedores reais.

g – o grupo deve apresentar a planilha de identificação de cabos junto com a descrição.

3.2 – Projeto lógico – parte 1 :
Para o projeto...
tracking img