Telecom

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5993 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO COMARCA DE SANTOS (SEDE)

PAULO

CONCURSO PÚBLICO

1. ESCREVENTE TÉCNICO JUDICIÁRIO

Português e Conhecimentos

INSTRUÇÕES



VOCÊ

RECEBEU SUA

FOLHA

DE

RESPOSTAS

E ESTE

CADERNO

CONTENDO

70

QUESTÕES.



CONFIRA LEIA

SEU NOME E NÚMERO DE INSCRIÇÃO NA CAPA DESTE

CADERNO.



CUIDADOSAMENTE AS QUESTÕES EESCOLHA A RESPOSTA QUE VOCÊ CONSIDERA CORRETA. A TODAS AS QUESTÕES.



RESPONDA



ANOTE NA TIRA A ALTERNATIVA QUE JULGAR CERTA E TRANSCREVA-A PARA A FOLHA DE RESPOSTAS, COM
CANETA DE TINTA AZUL OU PRETA.



A A

DURAÇÃO DA PROVA É DE

4

HORAS.



SAÍDA DO CANDIDATO DO PRÉDIO SERÁ PERMITIDA APÓS TRANSCORRIDA

1

HORA DO INÍCIO DA

PROVA E O CANDIDATO SOMENTE PODERÁLEVAR ESTE


CADERNO FOLHA

APÓS TRANSCORRIDAS

2

HORAS.

AO

TERMINAR A PROVA, VOCÊ ENTREGARÁ AO FISCAL A

DE

RESPOSTAS.

AGUARDE

A ORDEM DO FISCAL PARA ABRIR ESTE CADERNO DE QUESTÕES.

10.12.2006

www.pciconcursos.com.br

www.pciconcursos.com.br

LÍNGUA PORTUGUESA
Leia o texto para responder às questões de números 01 a 10. Policiais paulistanos Sempre fui fã deromances policiais. Conheço pessoas para quem a leitura só pode ser séria, para quebrar a cabeça. Penso o contrário. Um bom livro também ajuda a relaxar. Até agora fãs de mistérios como eu eram obrigados a deglutir penhascos ingleses ou correrias por Los Angeles e Nova York. Há algum tempo surgiu uma safra de romances policiais cujo cenário é São Paulo, com seus bairros e tipos humanos. O últimoé Morte nos Búzios, de Reginaldo Prandi. Não nego. Conheço o Reginaldo há uns... puxa, trinta anos! (É nessas horas que vejo como o tempo passa.) Para mim, sempre foi o tipo acabado do intelectual. Professor titular de sociologia da USP, passou anos estudando as religiões afrobrasileiras. Fez teses. Há uns meses, encontrei-me com ele em um evento literário. – Vou lançar um policial! – contou-me.Estranhei. Intelectuais em geral não confessam sequer que lêem histórias de detetives. Quanto mais escrever! Assim que saiu, enviou para minha casa. Não nego, sou exigente. Adolescente, já era fã de Sherlock Holmes. Mas adorei Morte nos Búzios. Reginaldo misturou seus conhecimentos sobre as religiões afras com a imaginação. Os crimes acontecem a partir das previsões de uma mãe-de-santo da Freguesiado Ó. Aos poucos, o delegado Tiago Paixão começa a descobrir suspeitos entre os freqüentadores do terreiro.
(Walcir Carrasco. Veja São Paulo, 20.09.2006)

04. Articulando as duas orações do período – Não nego, sou exigente. – obtém-se, sem perda do significado: (A) Não nego, mas sou exigente. (B) Não nego que sou exigente. (C) Não nego em que sou exigente. (D) Não nego de que sou exigente. (E)Não nego qual sou exigente.

05. Analise os períodos. I. É nessas horas que vejo como o tempo passa. II. Assim que saiu, enviou para minha casa. A oração destacada em I exerce função sintática de a destacada em II expressa circunstância de ; .

Os espaços devem ser preenchidos, respectivamente, com (A) sujeito ... conseqüência (B) complemento nominal ... conformidade (C) aposto ... causa (D)predicativo ... condição (E) objeto direto ... tempo

06. Analise as afirmações. I. O substantivo fã tem o mesmo emprego que o substantivo vítima na forma masculina e na feminina. II. Está correta, quanto à grafia, a frase: Um bom livro também ajuda a relaxar, mas se fosse um mal livro, isso não aconteceria. III. O plural de mãe-de-santo é mães-de-santo. Está correto o que se afirma apenas em (A)I. (B) II. (C) III.

01. Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal. (A) Há algum tempo surgiu vários romances policiais cujo cenário é São Paulo. (B) Já fazem uns trinta anos que conheço o Reginaldo! (C) É nessas horas que vejo com que rapidez passa os dias. (D) Até agora, obrigavam-se fãs de mistérios a deglutir penhascos ingleses. (E) Conheço pessoas para quem a leitura...
tracking img