telecentros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1773 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de julho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE PESQUISA
TEMA: Os telecentros promovendo a inclusão digital e a construção da cidadania nas escolas publicas Municipais de Manaus
PROBLEMA:
Apesar dos investimentos em Telecentros nas escolas publicas municpais, estes parecem não funcionar em sua total capacidade de atendimento aos membros da escola e da comunidade.
JUSTIFICATIVA;
Há grandes investimentos para melhorias naeducação, visando o aumento nos índices escolares, redução da reprovação, abandono escolar e analfabetismo. Mesmo com a implementação Telecentros, professores, alunos e comunidade parecem não gozar de todos os benefícios que poderiam ser provenientes deste espaço.
Não devemos nos contentar com o fato de o estado equipar comunidades carentes de tecnologias, com computadores e internet. Precsamos nospreocupar como ocorre essa utilização do espaço, dos materiais e da rede disponível.
O governo, a sociedade civil organizada, as comunidades, os cientistas e os estudantes precisam se unir para juntos encontrarem mecanismos de adequação cada vez mais eficiente na democratização da inclusão digital. Visto que:
Em um primeiro momento a discussão acerca da inclusão digital era meramente técnica,sendo suficiente a inauguração de espaços como os telecentros. Contudo, à medida que o tempo passa e vivemos novas experiências e reflexões, os debates vêm sendo aprofundados no sentido da exigência da qualidade nas atividades contidas em planos de ações desses telecentros e no desenvolvimento humano proporcionado à comunidade atendida por ele.


OBJETIVOS;
.OBJETIVO GERAL:
Analisar de queforma as escolas públicas municipais estão organizando a utilização de seus telecentros e como vem sendo feita a fiscalização dessas ações.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Relacionar os trabalhos realizados nos Telecentros com a proposta inicial do Governo Federal;
Estabelecer parâmetros de abrangência da inclusão digital entre alunos e comunitários;
Identificar projetos internos quedemonstrem o uso de ferramentas fiscalizadoras e ações facilitadoras da construção coletiva da cidadania e da inclusão digital de alunos e comunidade.

QUADRO TEÓRICO;
A idéia de Inclusão Digital não é algo novo, tem cerca de 50 anos. No decorrer desse período diversas alternativas foram testadas afim de se chegar a esse objetivo. A partir da segunda guerra mundial essas ideias e alternativas foramse organizando e se desenvolvendo de acordo com as particularidades de cada local.
A sociedade da informação entrou nas referências políticas, econômicas e acadêmicas na década de 60, formalizando-se na seqüência das máquinas inteligentes utilizadas durante o período da Segunda Guerra Mundial (Hobsbawm, 2005). Esta vem se desenvolvendo ao longo da história e ganhando a característica de umasociedade estruturada em sistemas de redes altamente flexíveis e dinâmicas (Castells, 1999), provocando um debate acerca da necessidade da disseminação do uso dos recursos tecnológicos que sustentam tal estrutura, para inserção de toda a sociedade neste novo paradigma
A implementação dos Telecentros faz parte de um quadro de ações onde diversos ministérios e secretaria fazem parte. Apesar do quemuitos podem crer, não só o Ministério da Educação faz parte dessa empreitada, mas ainda, Ministério da Ciência e da Tecnologia, Ministério do Planejamento, Secretarias das diferentes esferas e outros órgçaos governamentais e não governamentais. Como por exemplo:
Os diversos programas de inclusão digital do Governo Federal como GESAC, PROINFO/ Laboratórios de Informática do Ministério da Educação,telecentros do Banco do Brasil, as estações digitais da Fundação Banco do Brasil, Serpro Cidadão, Pontos de Cultura do Programa Cultura Viva do Ministério da Educação, Centros de Inclusão Digital do Ministério da Ciência e Tecnologia, Computadores para Inclusão do Ministério do Planejamento, Casa Brasil, Kits Telecentros do Ministério das Comunicações, TINs – Telecentros de Informação e Negócios...
tracking img