Tele aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão de Custos Logísticos Teleaula 5 Tema 6 – Manutenção de ativos imobilizados

Recursos Patrimoniais
O foco do nosso estudo são os recursos ou bens patrimoniais que traduzem em: instalações utilizadas nas operações do dia a dia da empresa, adquiridas esporadicamente.

Classificação
Equipamentos: – Máquinas operatrizes. – Caldeiras, reatores, pontes rolantes. – Ferramentas especiais,veículos, computadores, móveis. Prédios (edifícios e instalações prediais), terrenos e jazidas. Empreendimentos.

Recursos Patrimoniais
Uma vez implantada uma instalação ou instalado um equipamento, é preciso administrá-lo da melhor forma possível, pois são fatores de produção e, portanto, devem contribuir para o resultado operacional da empresa.

Recursos Patrimoniais
Várias são asperguntas que devemos fazer quanto essa administração e manutenção dos bens patrimoniais, tais como: Eles estão sendo operados de forma econômica? Sua manutenção está sendo realizada de acordo com as melhores recomendações? Chegou a hora do equipamento ser substituído por outro, isto é, ele atingiu sua vida econômica? A manutenção preventiva está reduzindo os custos decorrentes de quebras e paradas demáquinas?

Classificação dos Bens
Materiais, corpóreos e tangíveis. Imateriais, incorpóreos e intangíveis. Móveis e Imóveis. Divisíveis e Indivisíveis. Fungíveis e Infungíveis. Disponíveis e Indisponíveis. Numerários, semoventes, dominicais, bens de capital, bens de consumo duráveis e não duráveis, etc...

Recursos Patrimoniais
O Patrimônio de uma empresa é constituído pelo ativo e passivo.Aqui será tratado somente o ativo. Os edifícios, instalações, equipamentos e veículos, ou seja, os recursos patrimoniais, estão classificados no ativo não circulante, subgrupo imobilizado.

Gestão do ativo imobilizado
A gestão do ativo imobilizado é feita na maioria das empresas por uma unidade organizacional ou departamento, chamado de controle de imobilizado ou ativo fixo. Sua função éregistrar, controlar e codificar os bens imobilizados passíveis de depreciação.

Continua...

Gestão do ativo imobilizado
Há uma ficha individual para cada ativo, em que se registram, entre outras coisas, a data de aquisição do bem, o código (colocando-se chapas móveis), o valor inicial, critério e prazo de depreciação, depreciação do período e acumulada, centro de custo de onde o bem está alocadoe espaço para registro de melhorias, desde que melhore sua vida útil.

Quadro/ I nteratividade/ Quiz
Vocês sabem como calcular a depreciação dos bens imobilizados?

Depreciação Acumulada
É a diminuição parcelada de valor que sofrem os bens de uso da empresa em decorrência do desgaste pelo uso, da ação da natureza e da obsolescência.

Depreciar consiste em considerar despesa ou custo doperíodo uma parte do valor gasto na compra dos bens.

Custo

Despesa

Terrenos, obras de arte, antiguidades e bens com duração inferior a 1 ano não depreciam.

A lei 11.638/ 2007 definiu as novas regras, como o uso da vida útil econômica do bem para determinar as quotas de depreciação. Tempo de vida útil de um bem é o período durante o qual seja possível a sua utilização econômica. Taxa de depreciação: é o percentual fixado em função do prazo de utilização econômica do bem. Secretaria da Receita Federal do Brasil: publica periodicamente o prazo de vida útil e a taxa para cada espécie de bem.

Bens

Taxa de depreciação

Prazo

Tratores

25% ao ano

4 anos

Veículos automotores para transporte de 10 pessoas ou mais, incluído o motorista

25% ao ano

4 anosEdifícios e Benfeitorias

4% ao ano

25 anos

Móveis, Utensílios e I nstalações

10% ao ano

10 anos

Computadores e Periféricos Ferramentas em geral

20% ao ano

5 anos

20% ao ano

5 anos

Métodos de Depreciação:
Linear (taxas constantes). Da soma dos algarismos dos anos em cotas decrescentes e crescentes. Das horas de trabalho. Das unidades produzidas.

Método...
tracking img