Teixeira de freitas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PERFIL DO MUNICÍPIO DE TEIXEIRA DE FREITAS

LEGISLAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA:

Lei de criação: 4.452
Data: 09 de maio de 1985 – Diário Oficial: 10 de maio de 1985
Município de origem: Caravelas / Alcobaça
Fronteiras: Alcobaça / Caravelas / Medeiros Neto / Vereda e Prado

INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS:

Área: 1.157,4 Km2
Distância da sede em relação a Salvador: 884 Km
Latitude Sul: 17º a32º
Longitude Oeste: 39º a 44º
Tipo Climático: Tropical úmido
Temperatura média anual: 23º C
Máxima: 30º C
Mínima: 19º C
Período chuvoso: outubro a março
Pluviosidade anual (mm): média 1.100 a 1.300
Risco de seca: baixo e médio
Rio Principal: Rio Itanhém
Relevo: tabuleiros costeiros, chás pré-litorâneas
Hidrografia: Bacia do Rio Itanhém, Utaitinga e principais córregos são: ( Córregodo Mato, Mutum, Santa Maria e Felipe). O principal rio é o Rio Itanhém ou Alcobaça.
Altitude: Em referência ao nível do mar é de 186 metros de altitude.
Fonte: CEI (Centro de Estatística e Informação)

ORIGEM DO NOME:

O Município de Teixeira de Freitas recebeu esse nome em homenagem ao sr. Mário Augusto Teixeira de Freitas. Este era baiano, licenciado em Direito, professor de Estatística –IBGE, tendo falecido no início do ano de 1957, e por sugestão do sr. Miguel Geraldo Farias Pires, na época, agente de Estatística do Município de Alcobaça, e por sua sugestão à Câmara Municipal de Alcobaça deu o nome do estatístico ao antigo Povoado de São José de Itanhém, Teixeira de Freitas. Nessa época, era prefeito do Município, o sr. Manoel Euclides Medeiros.
HISTÓRICO:

Foino início da década de 50 que chegaram os primeiros habitantes no local onde mais tarde seria Teixeira de Freitas, destacando-se entre esses: Servídio Nascimento (pai do ex. Vereador Osair Nascimento), Aurelino José de Oliveira, Hermenegildo Félix de Almeida, Júlio José de Oliveira (conhecido por Júlio Rico) e mais tarde Joel Antunes e Manoel de Etelvina.
Inicialmente a cidade recebeu o nome de“Arrepiado” e depois o nome de São José de Itanhém. Somente em 1957 é que passou a chamar-se Teixeira de Freitas.
O Município se emancipou em 09 de maio de 1985, através da Lei nº 4.452 e se instalou em 1º de janeiro de 1986.
O território do município foi construído com a fusão de áreas de terra dos Municípios de Alcobaça e Caravelas, uma vez que o Povoado se localiza em áreas dessesMunicípios, e possui uma área de 104.600 hectares, confrontando-se ao Norte, com o Município de Prado, ao Sul, com o Município de Caravelas, ao leste, com o Município de Alcobaça e a Oeste, com os Municípios de Medeiros Neto e Vereda.
Segundo dados do IBGE, em 10 anos, a população de Teixeira de Freitas aumentou em 25.741 habitantes. Passando de 107.486 em 2000, para 138.491 moradores em 2010.Quando o Município se emancipou, já possuía uma população estimada de 80 mil habitantes, e em 2002, conforme dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE possui uma população de 107.486 habitantes, sendo 98.688 na sede e 8.798 na Zona Rural. O IBGE estima que até o final do ano de 2004 a população atinja 114.208.
POVOADO DE TEIXEIRA DE FREITAS

O Povoado de Teixeira deFreitas teve sua origem em conseqüência do grande volume de madeira de lei existente na região, o que proporcionou a formação de casas, criando assim, o povoado, que mais tarde foi denominado São José de Itanhém, por ficar próximo à margem esquerda do rio Itanhém.
Na década de 50, quando ainda havia matas virgens por aqui, chegaram os srs. Hermenegildo Félix de Almeida e Júlio José de Oliveira,iniciando o desmatamento; posteriormente, a firma Eleosíbio Cunha construiu um acampamento coberto de palhas, dando início à extração de madeira. Mais tarde chegaram para fixar residência no dito povoado, os srs. Joel Antunes, Manoel de Etelvina, Aurélio José de Oliveira, Duca Ferreira e a família dos Guerra.
Em 14 de abril de 1958, na capela de São Pedro, foi celebrado o primeiro casamento...
tracking img