Teiria holistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Myra Estrin Levine - Teoria Holística




Myra Estrin Levine 1920-1996. Caracteriza o homem como um todo dinâmico, em constante interação com o ambiente; além deste ponto, este modelo preocupa-se com o paciente que adentra em um estabelecimento de saúde necessitando de assistência, ou seja, com estado de saúde alterado. Essas mesmas características são encontradas no paciente cirúrgico.
Emseu modelo conceitual, Levine desenvolveu quatro princípios de conservação: de energia, da integridade estrutural, da integridade pessoal e da integridade social do paciente. O modelo conceitual de Levine centraliza-se na intervenção da enfermagem, na adaptação e na reação dos pacientes à doença.


Levine entende que o ser humano deve ser visto no todo, o que leva o indivíduo a um ser complexoque é dependente de sua relação com os outros, as dimensões dessa dependência está ligada com os quatro princípios de conservação, e que esta dependência existe em todas as passagens de sua existência, na sobrevivência; afirma também que o enfermeiro deve estar consciente dessa dependência e estar preparado para atuar na transformação que o estresse causado por algum desequilíbrio possa alterar ofuncionamento do organismo humano. Levine acredita que o enfermeiro deve assumir a ajuda ao paciente para transformá-lo e auxiliá-lo na adaptação às mudanças oriundas da doença.


Levine entende enfermagem como uma disciplina, o atendimento de enfermagem é um processo no qual as intervenções estão baseadas na avaliação, utilização dos princípios de conservação, reconhecimento de mudançascomportamentais; está centrado em um método científico e promove cuidado integral.
A meta da enfermagem, segundo LEVINE (1973) é manter ou recuperar uma pessoa para um estado de saúde, através dos princípios de conservação. A conservação da energia que consiste no primeiro princípio, refere-se ao equilíbrio entre a energia de saída e a energia de entrada, com o propósito de evitar cansaço excessivoutilizando repouso, nutrição e exercícios adequados. A autora acrescenta que a habilidade do corpo humano, é dependente do seu balanço de energia, e a energia exigida pelas alterações fisiológicas durante a doença, representa uma exigência adicional nos sistemas de produção para a cura.


O segundo princípio, conservação da integridade estrutural, refere-se à manutenção ou recuperação daestrutura do corpo, ou seja, a prevenção do colapso físico e a promoção da cura. Em muitos casos conforme relata Levine, as pessoas estão expostas a fatores ameaçadores no meio ambiente para infligir ferimentos, o corpo processa um número de sistemas de defesa eficientes que o protegem da perda de fluídos, introdução de microorganismos, habilidade para locomoção, adaptações rápidas nas mudanças detemperaturas externas, umidade e outras. Somente o organismo intacto pode mover-se com liberdade e sem restrições no meio.


O terceiro princípio, conservação da integridade pessoal, refere-se à manutenção ou recuperação da identidade e auto-estima do paciente, sendo que para Levine o senso de identidade é a mais completa evidência de totalidade. Para a autora, existe sempre uma parcela da vida daspessoas que é dividida através de experiência comum, mas a decisão de dividir ou não é sempre uma expressão da privacidade de alguém, relata também que a entrada de uma pessoa no hospital tem sempre significado um sacrifício da integridade pessoal, outros tomarão decisões, que no passado o paciente fazia sozinho.


O último princípio, conservação da integridade social, consiste no reconhecimentodo paciente como um ser social, envolve a interação humana, particularmente aquelas que são importantes ao paciente. Levine menciona que a doença é freqüentemente solitária, e nas horas estressantes, as interações com outras pessoas tornam-se mais importantes, não somente o paciente continua envolvido nas preocupações das outras pessoas, como também novos problemas com a hospitalização podem ser...
tracking img