Teia da vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Avaliação

Texto: A Teia da Vida

Qual a ideia central abordada
Sintetize os principais pontos de vista dos textos
Quais são as suas reflexões sobre os problemas apresentados
Como esses problemas podem afetar a sua vida pessoal e profissional
Que propostas você daria para atenuar os reflexos desses problemas a nível pessoal e coletivo
Atualmente você se acha preparado para enfrentaresses desafios propostos




1- Ecologia Profunda - um novo paradigma

o texto trata de uma nova compreensão científica da vida em todos os níveis dos sistemas vivos - organismos sociais e ecossistemas. Baseia-se numa nova percepção da realidade, que tem profundas implicações não apenas para a ciência e para a filosofia, mas também para as atividades comerciais, a política, a assistência àsaúde, à educação e a vida cotidiana. Portanto, é apropriado começas com um esboço do amplo contexto social e cultural da nova concepção de vida.



Crise de Percepção

A medida que o século se aproxima do fim, as preocupações com o meio ambiente adquiriram suprema importância. Os problemas da nossa época não podem ser entendidos isoladamente. A escassez dos recursos e a degradação do meioambiente combinam-se com populações em rápida expansão, o que leva ao colapso das comunidades locais e a violência étnica e tribal que se tornou a característica mais importante da era pós-gerra fria.

Em última análise esses problemas precisam ser vistos, exatamente, como diferentes facetas de uma única crise, que é, em grande medida, uma crise de percepção. Ela deriva do fato de que a maioria denós, e em especial nossas grandes instituições sociais, concordam com os conceitos de uma visão de mundo obsoleta, uma percepção da realidade inadequada para lidarmos com o nosso mundo superpovoado e globalmente interligado.

Há soluções, mas requerem uma mudança radical em nossas percepções, no nosso pensamento e nos nossos valores. De fato, estamos agora no princípio uma mudança de paradigma tãoradical como foi a revolução copérnica.

Temos que raciocinar cientificamente buscando evidências para resolução de uma situação. Não podemos trabalhar com os mesmos conceitos e valores sempre, pois os fatores podem mudar.

O reconhecimento de que é necessária uma profunda mudança de percepção e de pensamento para gantir a nossa sobrevivência ainda não atingiu a maioria dos líderes das nossascorporações, nem os administradores e os professores das nossas universidades.



A Mudança de Paradigma

As dramáticas mudanças de pensamento que ocorrerem na física no principio deste século têm sido amplamente discutidas por físicos e filósofos durante mais de cinquenta anos. Elas levaram Thomas Kuhn a noção de um paradigma científico, definido como "uma constelação de realizações -concepção, valores, técnicas, etc. - compartilhada por uma comunidade científica e utilizada por uma comunidade para definir problemas e soluções legítimos". Mudanças de paradigmas, de acordo com Kuhn, ocorrem sob a forma de rupturas descontínuas e revolucionárias denominadas mudanças de paradigma.

Hoje, vinte e cinco anos depois da análise de Kuhn, reconhecemos a mudança de paradigma em física comoparte integral de uma transformação cultural muito mais ampla. É uma mudança de paradigma que está ocorrendo não apenas no âmbito da ciência, mas também na social em proporções ainda mais amplas.

Estamos mudando de paradigma antigo que vem sendo decisivamente desafiado, de vários valores, entre os quais a visão do universo como um sistema mecânico composto de blocos de construção elementares, avisão do corpo humano como uma máquina.



Ecologia Profunda

o novo paradigma pode ser chamado de uma visão de mundo holística, que concebe o mundo todo integrado. pode ser também denominado visão ecológica num sentido mais simples e profundo que o usual. a ecologia profunda reconhece a interdependência fundamental de todos os fenômenos que são processos cíclicos da natureza. os dois...
tracking img