Teia da vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PARECER TÉCNICO DE AVALIAÇÃO

LAUDO/PARECER TÉCNICO

SOLICITANTE: FUNDAÇÃO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE
FINALIDADE: CONTROLE DE PRAGA/PLANTA ORNAMENTAL
LOCAL: VIAS URBANAS CENTRAIS DO MUNICÍPIOMUNICÍPIO: CONCÓRDIA
DATA VISTORIA: 13/04/2012

RESPONSÁVEL TÉCNICO:
1. Engenheiro agrônomo: Alberto Ferreira da Fontoura
2. Engenheiro agrônomo: Cristiano Pasternak


Introdução:Trata o presente de Laudo Técnico Agronômico de execução para reconhecimento e controle de praga.

As figueiras da espécie Ficus benjamina L., presentes nas ruas centrais do Município deConcórdia, estão sendo atacadas por uma praga que faz suas folhas verde-escuro, lisas e lustrosas caírem ainda verdes. A queda das folhas em excesso, causada pela inoculação de toxina pela praga e quemuitas vezes podem ser vetores de vírus, podem ocasionar a morte da planta.
A responsável pelo dano é conhecida vulgarmente como mosca branca, Bemisia tabaci, aproximadamente de um milímetro decomprimento, aparelho bucal sugador, da ordem hemíptera como é conhecida cientificamente.

A Ficus benjamina é uma planta exótica, não fazendo parte da vegetação nativa do nosso país, a árvore éoriginária da Ásia, sobretudo da Tailândia e da Oceania. A recente estiagem por que a região do meio oeste catarinense passa, elevação da temperatura e queda da umidade relativa pode tercontribuído para a formação deste quadro.

Uma das alternativas para eliminação desta praga seria o uso do pesticida, imidacloprido do grupo químico Neonicotinóid, modo de ação sistêmico. No entanto o usode qualquer agrotóxico e pesticidas é restrito as áreas urbanas, conforme a legislação vigente.
.


Considerações Finais

Como na área urbana não é permitido o uso inseticidasintético, recomenda-se formulação caseira, menos eficaz, como o uso de uma fórmula caseira de inseticida. Recomenda-se que se dilua 3ml de sabão ou detergente em 1 litro de água e espalhe nas...
tracking img