Tedste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6186 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de janeiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SECUNDÁRIO Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

PROGRAMA
Componente de Formação Técnica Disciplina de

Redes de Comunicação
Escolas Proponentes / Autores Instituto de Educação Técnica – Lisboa Jorge Carvalho

Direcção-Geral de Formação Vocacional 2005

Programa de Redes de Comunicação TÉCNICO DE GESTÃO E PROGRAMAÇÃO DE SISTEMASINFORMÁTICOS

Cursos Profissionais

Parte I

Orgânica Geral

Índice:
1. 2. 3. 4. 5. 6. Caracterização da Disciplina …….…….… Visão Geral do Programa ………….…...... Competências a Desenvolver. ……….…. Orientações Metodológicas / Avaliação …. Elenco Modular …….....………………........ Bibliografia …………………..………….….

Página

2 3 4 5 6 7

1

Programa de Redes de Comunicação TÉCNICO DE GESTÃO EPROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS INFORMÁTICOS

Cursos Profissionais

1. Caracterização da Disciplina
A disciplina de Redes de Comunicação integra a componente de formação técnica do curso profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos com a carga horária de 252 horas. Actualmente, as redes de comunicação desempenham no tecido empresarial um papel infraestrutural que suporta os váriosSistemas de Informação, permitindo a interligação de uma vasta gama de equipamentos, de serviços e de acesso aos recursos organizativos, de forma local ou deslocalizada. É através dessa infra-estrutura que funcionam os diferentes componentes da organização interna das empresas que utilizem as novas tecnologias, incluindo a preocupação com a segurança e privacidade dos dados e a fiabilidade dacomunicação. Desta forma, esta disciplina visa dotar os jovens das ferramentas, tecnologias e técnicas que possibilitem instalar, configurar e efectuar a manutenção das estruturas de redes locais, assim como desenvolver, configurar e monitorizar Sistemas de Informação que necessitam dessa infra-estrutura para o seu correcto funcionamento, já que actualmente a indisponibilidade destas infra-estruturas, oudos serviços ou dos recursos, que as usam implicam prejuízos importantes. Nesse sentido terão especial ênfase as competências relacionadas com os novos paradigmas de comunicação de dados, assim como as relacionadas com as tecnologias Web, numa perspectiva de aplicação prática. A disciplina tem como finalidade: • • Desenvolver os conhecimentos subjacentes à transmissão de dados por fios ou semfios; Desenvolver capacidades para instalar e configurar adequadamente os diferentes componentes de um sistema de comunicação. • • Desenvolver capacidades para a utilização adequada de redes de comunicação de dados; Desenvolver capacidades para uma atitude pró-activa no diagnóstico de falhas e incorrecções nas infra-estruturas de dados e nos Sistemas de Informação; • Desenvolver capacidades ao níveldo desenvolvimento de ferramentas de produtividade baseadas nas tecnologias Web; • • • Promover as práticas de segurança dos dados e de privacidade das pessoas; Promover a autonomia, a responsabilidade e a capacidade para trabalhar em equipa; Fomentar a análise crítica da função das infra-estruturas de dados e dos sistemas de informação; • Sensibilizar os alunos para a necessidade da formaçãocontínua nas tecnologias e técnicas cobertas pela disciplina.

2

Programa de Redes de Comunicação TÉCNICO DE GESTÃO E PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS INFORMÁTICOS

Cursos Profissionais

2. Visão Geral do Programa
A carga horária da disciplina, com um total 252 horas, é distribuída por 8 módulos, sendo 6 obrigatórios e 2 módulos opcionais (a seleccionar de um universo de 4 módulos propostos comoopcionais). Os módulos obrigatórios abrangem dois vectores principais – redes locais de dados e tecnologias Web - enquanto os módulos complementares pretendem aprofundar temas de cada um desses vectores, com conteúdos mais específicos e mais especializados, permitindo um aprofundamento de conhecimentos / competências de acordo com o interesse do grupo de alunos ou da especialização da escola em...
tracking img