Tectos estuqcados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2740 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tectos estucados sob fasquias ou abóbadas em edifícios antigos: Caracterização construtiva
Paulo Alexandre Malta da Silveira Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Câmara Municipal de Lisboa

Resumo
Segundo a actual teoria da conservação, entende-se que nas intervenções realizadas em edificações antigas, as técnicas de construção tradicionais serão muitas vezes as mais adequadas, de modoa assegurar a reversibilidade das intervenções, a compatibilidade entre o existente e o novo, ou mesmo a durabilidade das soluções escolhidas. Pretendese com a presente comunicação contribuir para o conhecimento das técnicas antigas relativas aos estuques executados em tectos, para que estas possam, sempre que possível, ser utilizadas nas intervenções realizadas. A comunicação começa por referiros tipos de pavimentos dos edifícios antigos. Descrevem-se depois as soluções estruturais sob as quais podia ser executado o revestimento estucado dos tectos. Descrevem-se primeiro as soluções solidárias com o piso superior, fasquiadas ou sob arcos e abóbadas de alvenaria, e posteriormente as soluções fasquiadas independentes do piso superior. Refere-se depois o modo de execução do fasquiado, e porfim a composição e execução do revestimento estucado.

1 - Introdução
As técnicas e soluções tradicionais materializam a história dos nossos antepassados e garantem muitas vezes elevada durabilidade, comprovada pela existência física de elementos e materiais originais, muitas vezes com centenas de anos. Além disso, os tectos estucados constituem muitas vezes autênticas obras de arte, que comotal interessa conservar ou reparar, a fim de preservar algo do nosso passado que a todos diz respeito. Numa sociedade que já atingiu um razoável estado de desenvolvimento, com as necessidades mais básicas das populações satisfeitas, será consensual que chegou a época em que se deverá atender de forma preponderante à conservação do património histórico edificado. As acções de conservação aempreender deverão no entanto não se cingir às fachadas, mas chegar também aos acabamentos interiores.

2 - Tectos estucados
Os edifícios antigos construídos desde a época pombalina até aos anos 40 do século XX, tinham de um modo geral os pavimentos e respectiva estrutura de elevação, executada com elementos de madeira. A partir de meados do século XIX, começam no entanto a surgir nas zonas húmidas,situadas em geral no tardoz, pavimentos em estrutura mista de perfis de aço e abobadilhas de tijolo cerâmico maciço. As caves e rés-dochão dos edifícios menos comuns, podiam ter o tecto formado por abóbadas de alvenaria de pedra ou de tijolo. Os tectos estucados ordinários podiam ser assentes sob o vigamento dos pavimentos e coberturas, ou ser executados em esteira. Na primeira situação, quer sobos tectos de alvenaria em abóbada, quer sob estruturas de madeira, o revestimento estucado era assente na estrutura existente. Na segunda situação, era necessária a colocação do chamado vigamento de esteira, desligado do piso superior.

2.1 – Soluções solidárias com o piso superior

Nestas situações, o revestimento do tecto era assente directamente sob a estrutura do pavimento do piso superior,sob os degraus das escadas, ou sob a estrutura da cobertura. Era a solução mais económica e de mais fácil execução. Mais tarde, com a generalização da utilização das placas de estafe, passou-se a utilizar a sustentação das placas através de tirantes metálicos.

O soalho dos pavimentos era assente numa série de vigas ou barrotes paralelos, afastados entre eixos de 0,30 a 0,40 m, e apoiados nasparedes através de dois processos, com as extremidades embebidas nestas, ou apoiados sobre frechais de madeira. Os vãos a vencer eram por vezes elevados, acima de 4 a 6 m, apesar de as alturas das secções utilizadas nos barrotes, cerca de 0,20 m, apontarem para vãos máximos da ordem dos 4 m [1]. A fim de reduzir os riscos de empenamento do pavimento, realizava-se o tarugamento das vigas, através...
tracking img