Tecnologo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1217 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


inbrac – instituto brasileiro de cursos
TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL I

CLAUDIA DUARTE DO NASCIMENTO








PLANEJAMENTO URBANO NO MUNICÍPIO DE IVATÉ












Ivaté
2012


claudia duarte do nascimento













PLANEJAMENTO URBANO NO MUNICÍPIO DE IVATÉ





Trabalho apresentado ao Curso Tecnologiaem Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas Introdução a Gestão Ambiental, Ecologia Aplicada e Gestão da Biodiversidade, Química Ambiental e Geologia e Geomorfologia Ambiental.


Tutora: Rosana Gil



Ivaté

2012





SUMÁRIO



1-INTRODUÇÃO.........................................................................................................3



2- PLANEJAMENTO URBANO NO MUNICÍPIO DE IVATÉ......................................4

2.1 O MUNICÍPIO.........................................................................................................4

2.2 DESENVOLVIMENTO URBANO AMBIENTAL......................................................5



3-CONCLUSÃO..........................................................................................................6



4- REFERÊNCIAS.......................................................................................................7



































1- INTRODUÇÃO

Este trabalho semestral tem como objetivo dissertar sobre o compromisso da administração pública do municípioonde resido com questões que envolvem o meio ambiente e a qualidade de vida da população.

Com 23 anos de emancipação politíca, Ivaté um município consideravelmente jovem, comparando com outros municípios da região noroeste do Estado do Paraná. Conta comum Plano Diretor elaborado com diretrizes voltadas não só a preservação ambiental como adequado-a emconjunto com a urbanização e produção.Com implantação eficiente das leis Ambientais, tem colhido relativos avanços nas áreas de reserva legal e mata ciliar.

A reestruturação de áreas de preservação permanentes (APP´s) também são sendo introduzidos, em regiões de loteamento urbano inadequado, com projetos de recuperação e revitalização de regiões de risco ecológico e estrutural. Como também a manutenção de patrimônios natural epaisagístico da cidade.

Infelizmente, a cidade não conta com um Conselho Municipal do Meio Ambiente, apenas a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente.































2- PLANEJAMENTO URBANO NO MUNICÍPIO DE IVATÉ:





2.1 O MUNICÍPIO:



O municipio de Ivaté, do Tupi “iba eté” que significa lugar alto, está localizado no noroeste doEstado do Paraná, tendo sido desmembrado do município de Umuarama pela Lei Estadual nº 8.970 de 02 de maio de 1989 e instalado em 01 de janeiro de 1993, possui uma extensão territorial de 407,3 km2 e população de 7.473 habitantes (IBGE 2010).

Tradicionalmente agrícola, na década de 70 teve grande concentração de lavoura cafeeira, e com o declínio da mesma, houve abertura para outros cultivose, principalmente, a pecuária. Na década de 90, houve a instalação em seu território de uma usina de produção de açucar e álcool, que deu grande impulso à lavoura canavieira e na geração de empregos, sendo que, a grande maioria da população economicamente ativa trabalha no setor sucroalcooleiro. Há, ainda, cultivos de arroz em fazendas no distrito de Herculandia, e pequenos plantio de milho,feijão e criação de bicho-da-seda. No período da safra da cana, há uma migração de mão- de- obra temporária, vinda de Minas Gerais e Bahia, para trabalhar na lavoura, mas está vem sendo gradualmente substituida por colheita mecanizada, que, além de maior produtividade, evita a queima da cana como usa-se fazer no corte manual.

Com clima subtropical úmido Mesotérmico, de verões quentes com boa...
tracking img