Tecnologias e sistemas aplicados a administração de materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1797 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TECNOLÓGIAS E SISTEMAS APLICADOS NA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo apresentar a evolução da tecnologia dentro das organizações, de maneira especial na Administração de Materiais. Destacando suas origens, as consequências da informática na administração e a incorporação da moderna tecnologia da informação de formar dinâmica e eficiente.

Palavras-chave:Tecnológia, Administração de Materiais, Informatização.

1 INTRODUÇÃO

A tecnologia sempre influenciou poderosamente o funcionamento das organizações a partir da Revolução Industrial. Máquina de escrever, telefone, navio, automóvel e vários outros produtos tecnológicos impulsionaram o desenvolvimento desorganizações e permitiu a consolidação da globalização. Todavia, foi a invenção do computadorna segunda metade do século XX que permitiu que as organizações passassem a apresentar as atuais características de automatização de suas atividades, oferecendo a oportunidade das organizações lidarem com grandes números e com grandes e diferentes negócios simultaneamente a um custo mais baixo e com maior rapidez e confiabilidade.

______________
*Acadêmicos do Curso de Administração do 5ºperíodo da FAMA
2 CONTEXTO HISTÓRICO

O uso da tecnologia na Administração tem sua origem na Cibernética. A Cibernética surgiu como uma ciência interdisciplinar para relacionar todas as ciências, preencher os espaços vazios não pesquisados por nenhuma delas e permitir que cada ciência utilizasse os conhecimentos desenvolvidos pelas outras. Seu foco esta na sinergia, e o campo principal de estudosda Cibernética são os sistemas. A comunicação torna os sistemas integrados e coerentes e o controle regula o seu comportamento. O computador representa o primeiro esforço cientifico integrado no sentido de reunir diferentes áreas e especialidades da ciência.
O computador representa o primeiro esforço cientifico integrado no sentido de reunir diferentes áreas e especialidades da ciência(matemática, engenharia, medicina, eletrônica, etc.) para a construção de uma maquina complexa que teria o funcionamento parecido com o cérebro humano: o cérebro eletrônico. Esse foi o primeiro nome dado ao computador, então uma maquina gigantesca dotada de válvulas e circuitos complicados e que precisava ser previamente programada em seus mínimos detalhes para poder funcionar. Tempos depois, surgiram osmainframes (computadores de grande porte para uso corporativo). Mas foi o aparecimento do computador pessoal (PC) em 1975 que popularizou o computador e proporcionou a Informática em larga escala – tanto corporativa, como individual e domestica – e a substituição dos antigos CPDs (Centros de Processamentos de Dados, destinados apenas a grandes empresas) por redes corporativas de informação. Além deatender as necessidades organizacionais de crescimento e complexidade, a tecnologia passou a gerar novas perspectivas e oportunidades para as mesmas.

3 CONSEQÜÊNCIAS DA INFORMÁTICA NA ADMINISTRAÇÃO

A Cibernética marca o início da era da eletrônica nas organizações. Ate então, o aparato tecnológico se resumia em máquinas elétricas ou manuais sempre associadas aos conceitos de automação. Com amecanização que se iniciou com a Revolução Industrial, o esforço muscular do homem foi transferido para a máquina.
No mundo dos negócios, a informática pode aparecer sob a forma de CPDs (Centros de Processamento de Dados) ou redes de computadores.
As principais consequências da Informática na Administração:
 Automação;
 Tecnologia da Informação;
 Sistema de Informação;
 Integração donegocio;
 E-business;
 O homem digital.

4 OBJETIVOS

A introdução de sistemas informatizados, qualquer que seja o setor alvo da empresa, tem finalidade, independentemente de se obterem as informações necessárias em tempo real, de modernizar procedimentos por meio da implementação da primazia pela qualidade, envolvendo a estrutura organizacional para assegurar a melhoria dos serviços....
tracking img