Tecnologias e metodologias de modelagem de aplicação web

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5695 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecnologias e Metodologias de modelagem de aplicações WEB

Não seria possível termos estes maravilhosos web sites se não fossem as ferramentas de desenvolvimentos. Segue abaixo algumas ferramentas que foram protagonistas para tal feito;
HTML:
HTML é uma linguagem com a qual se definem as páginas web. Basicamente trata-se de um conjunto de etiquetas (tags) que servem para definir a forma naqual se apresentará o texto e outros elementos da página.
O HTML se criou a princípio com objetivos de divulgação. Porém, não se pensou que a web chegaria a ser uma área de ócio com caráter multimídia, de modo que, o HTML se criou sem dar respostas a todos os possíveis usos que lhe dariam posteriormente e a todo coletivo de gente que o utilizariam no futuro. Entretanto, frente a este deficienteplanejamento, com o tempo, foram se incorporando modificações as quais são os padrões (standards) do HTML. Numerosos padrões já se apresentaram. O HTML 4.01 foi o último padrão feito até o mês de abril de 2004.
CSS :
CSS, é uma tecnologia que nos permite criar páginas web de uma maneira mais exata. Graças às CSS somos muito mais donos dos resultados finais da página, podendo fazer muitas coisasque não se podia fazer utilizando somente HTML, como incluir margens, tipos de letra, fundos, cores...
CSS são as siglas de Cascading Style Sheets, em português Folhas de Estilo em Cascata.
Javascript:
Trata-se de uma linguagem de programação do lado do cliente, porque é o navegador que suporta a carga de processamento. Graças a sua compatibilidade com a maioria dos navegadores modernos, é alinguagem de programação do lado do cliente mais utilizada.
Com Javascript podemos criar efeitos especiais nas páginas e definir interatividades com o usuário. O navegador do cliente é o encarregado de interpretar as instruções Javascript e executá-las para realizar estes efeitos e interatividades, de modo que o maior recurso, e talvez o único, com que conta esta linguagem é o próprio navegador.Visual Basic Script:

É uma linguagem de programação de scripts do lado do cliente, mas é somente compatível com Internet Explorer. É por isso que sua utilização está desaconselhada a favor de Javascript.

Está baseado em Visual Basic que é uma linguagem popular para criar aplicações Windows. Tanto sua sintaxe como sua forma de trabalhar está muito inspirada nele. Entretanto, nem tudo oque se pode fazer em Visual Basic poderemos fazer com Visual Basic Script, pois este último é uma versão reduzida do primeiro.

Java:
Java é uma linguagem de programação com a qual podemos realizar qualquer tipo de programa. Na atualidade, é uma linguagem muito extensa e cada vez cobra mais importância no âmbito de Internet como na informática em geral. Está desenvolvido pela companhia SunMicrosystems com grande dedicação e sempre enfocada a cobrir as necessidades tecnológicas mais principais.

Applets de Java:
É outra maneira de incluir código a executar nos clientes que visualizam uma página web. Trata-se de pequenos programas feitos em Java, que se transferem com as páginas web e que o navegador executa no espaço da página. Os applets de Java estão programados em Java epré-compilados, é por isso que a maneira de trabalhar destes, varia um pouco em relação às linguagens de script como Javascript. Os applets são mais difíceis de programar que os scripts em Javascript e requeriam alguns conhecimentos básicos ou meios da linguagem Java. A principal vantagem de utilizar applets consiste em que são muitos menos independentes do navegador que os scripts em Javascript,inclusive independentes do sistema operativo do computador onde se executam. Ademais, Java é mais potente que Javascript, portanto o número de aplicações dos applets poderá ser maior.

ASP:
ASP (Active Server Pages) é a tecnologia desenvolvida por Microsoft para a criação de páginas dinâmicas do servidor. ASP se escreve na mesma página web, utilizando a linguagem Visual Basic Script ou Jscript...
tracking img