Tecnologias e ferramentas de gestão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
As Teorias da Administração e suas influências na educação

Introdução

Toda e qualquer organização necessita de uma prática administrativa que oriente na busca de seus objetivos. Ao longo da história foi surgindo uma ciência que visa subsidiar o processo de mediação para busca dos fins estabelecidos. Esta ciência é a Administração, que com o tempo foi se desenvolvendo lentamente, aoreceber influência da filosofia, da igreja e das organizações militares. O processo de evolução da Administração é intensificado após a Revolução Industrial, e principalmente no século XX, surgindo várias teorias com aspiração de sistematizar o processo administrativo. Essas teorias atuam nas mais diversas organizações, embora sejam idealizadas em cenários industriais e empresarias, alcançaram àeducação transformando a prática administrativa nas escolas. Este texto apresenta um estudo da Administração e suas influências no contexto educacional.

O que é Administração e sua importância

O termo administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência). Como a tradução do termo em si, não designa algo específico, existem muitas definições,vários autores definem de diversas formas a administração. De maneira geral, atualmente, costuma-se considerar a Administração como o “ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros”, ou “Administração é administrar ações através das pessoas com objetivo bem definido”. Essas são definições que destacam o papel humano nas organizações, emtempos passados, por exemplo, destacava-se prioritariamente os objetivos das organizações, como no caso da definição proposta por Stoner e Freeman, onde a “Administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização, e de usar todos os recursos disponíveis da organização para alcançar objetivos estabelecidos”. Chiavenato (2000) parece concordar como conceito de Stoner quando diz que “a Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos”, no entanto ele completa sua definição dizendo que “a tarefa básica da Administração é a de fazer as coisas por meio de pessoas de maneira eficiente e eficaz”, enfatizando a importância dos seres humanos em um processo administrativo. O termoadministração é tão abrangente e complexo que se torna complicado definir em tão pouco espaço, sendo nesse caso importante destacar a necessidade de mudança de conceito conforme a ênfase que se deseja dar ao ato de administrar.

Desde a mais tenra idade todo indivíduo participa de diversas organizações, como por exemplo, a família, a igreja, a escola, o clube, entre outras. O principalmotivo da existência das organizações é o fato de que certos objetivos só podem ser alcançados por meio da ação coordenada de grupos de pessoas. Essas organizações precisam seguir uma orientação, e essa orientação é dada por um indivíduo ou outra organização. Ao orientar uma organização, seja ela qual for, um indivíduo estará usando um processo para tomar e colocar em prática decisões sobreobjetivos e utilização de recursos, ou seja, esta administrando-a. Portanto a administração está, e sempre esteve presente em todos os setores da vida humana, mesmo nas sociedade da antiguidade ou medievais, apesar de não existir nesses tempos uma organização formal da administração.

Atualmente entendemos a Administração como “uma ciência que estuda as organizações e as empresas com finsdescritivos para compreender seu funcionamento, sua evolução, seu crescimento e seu comportamento”. Por ser uma ciência, ao passar do tempo, a administração gera teorias e hipóteses que permitem uma abordagem prescritiva e normativa intimamente vinculada à técnica de administração, que trata de conduzir as organizações e empresas aos objetivos visados.

Muitos problemas que a sociedade enfrenta...
tracking img