Tecnologias web

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O que é um protocolo conforme a Ciência da Computação?

Um protocolo é uma convenção ou padrão que controla e possibilita uma conexão, comunicação, transferência de dados entre dois sistemas computacionais.

2. Quais as principais características das Portas de um computador?

Essas portas são usadas para conexão entre os computadores e a Internet.
Porta é a parte de um equipamento naqual se conecta um plug ou um cabo.

3. Qual o protocolo de comunicação e transferência de hipertexto e sua principal porta?

HTTP. Porta 80.

4. Explique porque o protocolo TCP é fundamental nas redes globais.

É independente de plataforma, e foi implementado em inúmeros tipos diferentes de computadores e sistemas operacionais, desde handhelds até mainframes. O TCP vem se afirmando como opadrão de fato de comunicação digital no mundo todo, em detrimento de outros padrões que em maior ou menor grau apresentam equivalência funcional com ele.

5. Comente sobre as duas versões do protocolo IP.

IPv4: Já é bastante antiga e tem muitos problemas. Os mais graves são falhas de segurança, que periodicamente são descobertas e não têm solução. Já esgotou sua capacidade de expansão. OIPv4 define, entre outras coisas importantes para a comunicação entre computadores, que o número IP tem uma extensão de 32 bits. Com 32 bits, o IPv4 tem disponíveis em teoria cerca de quatro bilhões de endereços IP mas, na prática, o que está realmente disponível é menos da metade disso.




IPv6: O IPv6 é a sexta versão do protocolo IP, resolveria todos os problemas do IPv4. Primeiro, porquedá fim a praticamente todos os buracos de segurança conhecidos do IPv4, tornando as comunicações muitíssimo mais seguras. O IPv6 define 128 bits para endereçamento, e portanto conta com cerca de 3,4 × 10^38 endereços disponíveis (ou 340 seguido de 36 zeros). Para quem não quiser fazer a conta, basta saber que são muitos bilhões de quatrilhões de endereços disponíveis, garantindo que não vai faltarnúmeros IP para os humanos por milênios.

6. Qual o protocolo de transferência de arquivos, como funciona e cite dois programas que auxiliam em seu uso?

O FTP é o meio de transferência de arquivos.
A transferência de arquivos dá-se entre um computador chamado "cliente" (aquele que solicita a conexão para a transferência de dados) e um servidor (aquele que recebe a solicitação detransferência). O utilizador, através de software específico, pode selecionar quais arquivos enviar ou receber do servidor.
WS FTP, Cute FTP.

7. Como os domínios são traduzidos na internet?

São traduzidos pelo DNS - Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínio) em endereços numéricos (números de Protocolo Internet - IP) usados pela rede.

8. Quais as principais diferenças entre o HTTP e o HTTPS?O HTTPS é o protocolo ou conjunto de regras e códigos com uma camada de segurança que torna a navegação mais segura.

O HTTP não oferece a mesma segurança do HTTPS porque as informações navegam na rede de uma forma muito parecida com a apresentada na tela ou digitada pelo usuário.

9. Como restringir e permitir acessos seguros à informações que não são públicas? Explique o processo.

Osserviços podem ser deixados mais seguros de duas formas:

Tornando-os somente acessíveis em pontos de acessos (interfaces) que são utilizados.

Configurando-os adequadamente, desta forma eles poderão somente ser usados por usuários legítimos de forma autorizada.

10. Qual a diferença entre identificação e autenticação em sistemas de informática?

A autenticação consiste em garantir aidentidade de um utilizador, ou seja, garantir a cada um dos correspondentes que o seu parceiro é efetivamente aquele que crê ser. Um controle de acesso pode permitir (por exemplo, por meio de uma senha que deverá ser codificada) o acesso a recursos unicamente às pessoas autorizadas.



11. O que é RFID? De dois exemplos de uso.
12. Qual processo determina o que o usuário pode fazer em um...
tracking img