Tecnologias verdes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1127 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecnologias verdes
Você já pode adotar uma série de práticas e tecnologias para tornar a sua casa mais sustentável. Saiba quais são elas
por Louise Peres | 04 de Março de 2013

Há tempos a sustentabilidade virou palavra de ordem. Virou moda separar o lixo, optar por alimentos orgânicos, trocar o carro pela bicicleta, mas algumas práticas e hábitos continuam lá, estabelecidos dentro de casa. Éjustamente no ambiente doméstico que boa parte da energia e dos recursos são desperdiçados – seja num banho quente mais longo, seja no abuso do ar condicionado ou em iluminações lindíssimas, conseguidas mediante o uso de lâmpadas nada econômicas. Olhe para a sua própria casa: que práticas e equipamentos você poderia modificar para torná-la ecologicamente correta? Além de escolher aparelhosdomésticos contemplados com o selo Procel (o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), por sua eficiência, uma série de medidas podem ser adotadas desde já para preservar o planeta - e o seu bolso. A seleção foi elaborada com a colaboração do professor Felipe Guanaes, do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (Nima) da PUC-Rio, e da arquiteta Alexandra Lichtenberg, criadora do premiadoProjeto Eco House – em que ela implementou uma série de medidas e tecnologias para transformar seu próprio lar numa casa sustentável. Uma inspiração e tanto. Confira a lista abaixo. 

Aquecimento solar de água

Sabe-se que o chuveiro elétrico é um dos principais vilões da conta de luz, responsável por um elevado gasto de energia. Os sistemas a gás são menos custosos mas, ainda assim, trata-se deum recurso não renovável da natureza, sujeito a variação de preços. Para substituí-los sem abrir mão dos banhos quentes e poupar energia do planeta, a melhor opção hoje é optar pelo aquecimento solar de água. No site do Departamento Nacional de Aquecimento Solar (www.dasolabrava.org.br). Ali constam as principais informações para aderir à tecnologia, como indicações dos equipamentos etiquetadoscom o selo Procel de eficiência e a lista de profissionais qualificados para a instalação. “É importante contratar um instalador competente porque a engenharia do aquecedor é básica, dominada aqui no Brasil, mas não é qualquer um que saiba executá-la da maneira correta”, alerta a arquiteta Alexandra Lichtenberg. 

Reaproveitamento da água da chuva

É possível coletar e armazenar a água da chuvapara usos em que não seja necessária a água potável – regar o jardim, lavar o quintal ou mesmo nas descargas dos vasos sanitários, por exemplo. “Se estiver construindo sua casa ou pensando em reformar a tubulação, considere um projeto que contemple essa funcionalidade”, sugere o professor Felipe Guanaes, da PUC-Rio. A natureza e o seu bolso agradecem. 

Aproveitar a luz do sol

Dica preciosapara quem está construindo: ainda na fase da planta, no momento de definir onde ficarão as janelas da casa, dê preferência às fachadas leste e sul, que recebem menos radiação e, portanto, sofrem menos com o aquecimento. Você conseguirá deixá-las abertas e utilizar a iluminação natural nestes ambientes por mais tempo. “A luz do dia torna o espaço muito mais confortável e produtivo”, garanteAlexandra. 

Sombra nas janelas 

Uma medida simples pode evitar que a radiação solar direta atinja e superaqueça a casa: a instalação de toldos e brises, que protegem as janelas e são um recurso funcional para melhorar a climatização dos ambientes.

Descarga com caixa acoplada

A descarga também é uma das principais responsáveis pelo desperdício de água nos domicílios. Uma maneira de minimizar asperdas é trocar o modelo tradicional pelas descargas de caixa acoplada. Com opção de 3 e 6 litros, ela apresenta dois botões diferentes que limitam a quantidade de água usada a cada descarga. Se optar pelo botão menor, menos água será despejada; se precisar de um fluxo maior, aperte o botão grande. A descarga comum, cujo encanamento é instalado na parede, vai despejar o fluxo enquanto o botão...
tracking img