Tecnologias na radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NOVAUNESC – FACULDADE SÃO GABRIEL CURSO DE GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA DISCIPLINA: RADIOLOGIA DIGITAL PROFESSOR: JÂMESON FERREIRA

DANILO HORTENCIO VERAS SILVA

“RELATÓRIO: VISITA TÉCNICA NO HOSPITAL GETÚLIO VARGAS (HGV), SETOR DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA, D.R. E C.R.”

TERESINA/ 2012

O presente relatório está relacionado à visita técnica realizada no Hospital Getúlio Vargas(HGV), no setor de Tomografia Computadorizada, C.R e D.R com o objetivo de descrever tais setores e relatar os seus componentes principais demonstrados ao decorrer desta visita.

1- TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA A sala de tomografia do HGV obedece a estrutura padrão de qualquer serviço de saúde, são duas salas interligadas, onde há visualização disponível de ambos os lados através de um vidroplumbífero entre elas. Em uma das salas localiza-se o comando do aparelho de tomografia, a Workstation e uma Dry (impressora radiográfica). A outra sala abriga o Aparelho de Tomografia em si e um gerador de energia. Tais itens existentes nas salas que compõem a Tomografia do HGV serão detalhados a seguir: Sala de Comando: Comando do aparelho: É basicamente um computador especifico para realização deexames tomográficos, onde se programa todos os parâmetros necessários para se obter um exame de qualidade. Workstation: Outro computador equipado com softwares reservado para o processo de manipulação da imagem antes de ser impressa (fotografada). Dry: Impressora especial para a impressão das imagens previamente manipuladas em filmes radiográficos.

Fig.1 – Sala de comando TC SHIMADZU. Sala deExame: Aparelho de Tomografia: Aparelho de Tomografia Computadorizada SHIMADZU, modelo SCT – 6800 TXL, Helicoidal. Gantry composto por um sistema de detectores e tubo de Raios-x especial, botões para movimentação da mesa e luzes de posicionamento (linha vertical, linha horizontal e linha lateral).

Mesa automatizada de fácil manipulação para movimentação e posicionamento do paciente. Gerador deenergia: Fornece energia na ordem de KEV para que o equipamento funcione. A sala de exame é refrigerada a todo estante por um sistema de ar condicionado, para que o tubo e os componentes do aparelho não aqueçam fazendo, assim aumentando a durabilidade do aparelho em conjunto.

Fig.2 – Sala de exame TC SHIMADZU.

2-

C. R.(Radiologia Computadorizada)

O C.R. é um equipamento digitalizador deimagens radiográficas que pode ser associado facilmente a vários equipamentos comuns de Raios-x, isto é, não há a necessidade de troca dos aparelhos de Raios-x, somente a troca dos chassis por cassetes com placas de fósforo em seu interior. O HGV utiliza um C.R. e uma da marca Fujifilm associado aos aparelhos comuns de Raios-x, com tamanhos de cassete padronizados. No hospital não há ainda umsistema de base de dados eletrônicos para posterior pesquisa de dados e exames de pacientes.

Fig.4 – Cassetes Fujifilm Tamanhos variados

Fig.3 – Cassete Fujifilm, tamanho 35x43.

Fig.5 – Aparelho de C.R. da marca Fujifilm utilizado no HGV. O C.R. é um sistema que apresenta grandes vantagens quando comparado ao sistema telafilme como: *Grande relação custo-benefício – a imagem pode sermostrada em um monitor de vídeo, não sendo necessária uma revelação da mesma (redução de filmes radiográficos). *Redução da dose de Raios-x – ajustando-se a dose para que a imagem tenha uma relação sinal ruído conveniente, consegue-se uma diminuição real da radiação absorvida pelo paciente. *Facilidade de manipulação e processamento de imagem – podem-se equilibrar os tons de cinza da imagem e uma seriede outros fatores como o contraste, densidade, distorção, brilho, nitidez e subtração de imagens a fim de melhorar características importantes da radiografia. O processamento da imagem é muito fácil, após a manipulação prévia da imagem escolhe-se o formato e o tamanho do filme e esta é enviada via rede para uma DRY especifica (DRY foto-termográfica ou laser), onde será impressa com os parâmetros...
tracking img