Tecnologias multimedia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1231 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecnologias multimédia

Recursos necessários
Para o desenvolvimento e a execução de conteúdos e aplicações multimédia, existe um conjunto de recursos de hardware, software e suportes de armazenamento de informação que segundo as suas características podem atribuir, para um acréscimo da qualidade.

Hardware
Dispositivos de entrada – Permitem a comunicação no sentido do utilizador para ocomputador, este pode controlar ou interagir com a execução de aplicações multimédia.
Teclados, Ratos, Touchpads, Joysticks, Trackballs, Scanners, Câmaras digitais, Microfone

Dispositivos de saída – Permitem a comunicação no sentido do computador para o utilizador, os dispositivos de saída relacionam-se com a reprodução de aplicações multimédia.
Monitores, Placas gráficas, Impressoras,Projectores de vídeo, Plotters, Altifalantes, Auscultadores.

Dispositivos de entrada/saída de dados – Permitem a comunicação em ambos os sentidos do computador para o utilizador e vice-versa.
Placas de som, Dispositivos de ligação a redes, Touch screens e Placas de captura de Tv

Dispositivos de armazenamento – Permitem guardar dados de forma permanente ou semi permanente, estes podem serclassificados em magnéticos, semicondutores e ópticos.

Magnéticos
Disco rígidos: Permitem armazenar grandes quantidades de informação que é acedida aleatoriamente, podem ser designadas por internos ou externos, conforme estão instalados dentro ou fora do computador. A vantagem dos discos externos é permitir transportá-los de forma mais fácil para outros computadores

Bandas magnéticas: Utilizam aelectromagnetização das partículas de forma sequencial. São o suporte mais económico de armazenamento de grandes quantidades de dados, e por isso as mais indicadas para fazer cópias de segurança da informação.

Semicondutores
Cartões de memória: Servem para armazenar dados como texto, fotos, vídeos e músicas. São usados em diferentes tipos de dispositivos harware, como as câmaras fotográficasdigitais, telemóveis e leitores de MP3.

Pen drives: Servem para armazenar dados e ligam-se ao computador através de uma porta USB, constituem um meio prático para transporte de dados, não necessitando de instalação do software. O tamanho, custo, e a capacidade de armazenamento, a fiabilidade e a taxa de transferência de dados pode ser considerada boa.

Ópticos
São dispositivos em que a leitura ea gravação dos dados são realizados através da tecnologia laser.
Cd’s
A – Para gravação
CD – R – permitem gravar dados apenas uma vez, têm a capacidade de gravação de 700MB

CD-RW – permitem a gravação e a regravação dos dados

Mini CD – a dimensão do diâmetro é de 8c, têm uma capacidade de gravação de 180GB formatos R ou RW

B – Formatos
Áudio
CD-DIGITAL AUDIO: qualidade, capacidade74m, substitui os discos de vinil e fitas magnéticas.

CD-TEXT: armazena nos CD texto e áudio, pode consistir em informação relacionada com os títulos e os intérpretes das músicas.

ENHANCED MUSIC CD: permite criar CD com áudio e dados, segundo uma nova concepção, as pistas de áudio vão ser gravadas no início do CD e as pistas de dados no fim, são mais indicados como suporte multimédia.SUPER AUDIO CD: resultou de uma parceria entre a Sonny e a Phillips, aperfeiçoa a frequência de amostragem e o nível de quantização do sinal, melhorando a gravação e a reprodução dos sinais digitais, também a quantidade de informação aumentou.

Vídeo e dados
CR-ROM XA: Melhoria introduzida pela Sonny, Phillips e Microsoft +, permitindo que a intercalação de dados de áudio, texto, e imagem numdisco óptico multimédia podem ser utilizados como periféricos do computador.

PHOTO CD: Criações de um suporte alternativo às fotografias, slides convencionais, tornando possível o seu armazenamento no formato digital e em discos CD-R, podem ser visualizadas na televisão.

VIDEO CD: Permite armazenar filmes, serem produzidos no computador, 71m de áudio e sons digitais.

SUPER VIDEO CD: Está...
tracking img