Tecnologias hd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1846 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Seminário de Organização de Computadores

Hard Disk

Súmario

Técnologia de HDS

Introdução ------------------------------------------------------------------03
A Criação -------------------------------------------------------------------03
Funcionamento ------------------------------------------------------------03
Os Discos-------------------------------------------------------------------04
Capacidade do disco rígido --------------------------------------------04
Funções do HD e suas caracteristicas ------------------------------05
Exemplos de sistema de arquivos ------------------------------------06
A placa controladora ----------------------------------------------------07
SSD ---------------------------------------------------------------------------08Bibliografia -----------------------------------------------------------------10

Técnologia de HDS

Introdução

Disco rígido, (também chamado de winchester) ou HD (do inglês Hard Disk) é a parte do computador onde são armazenadas as informações. É caracterizado como memória física, não-volátil, que é aquela na qual as informações não são perdidas quando o computador é desligado.
O disco rígido éum sistema lacrado contendo discos de metal recobertos por material magnético onde os dados são gravados através de cabeças, e revestido externamente por uma proteção metálica que é presa ao gabinete do computador por parafusos. É nele que normalmente gravamos dados e a partir dele lançamos e executamos nossos programas mais usados.
Este sistema é necessário porque o conteúdo da memória RAM éapagado quando o computador é desligado. Desta forma, temos um meio de executar novamente programas e carregar arquivos contendo os dados da próxima vez em que o computador for ligado. O disco rígido é também chamado de memória de massa ou ainda de memória secundária. Nos sistemas operativos mais recentes, o disco rígido é também utilizado para expandir a memória RAM, através da gestão de memóriavirtual.

Alguns exemplos de discos rígidos:

• IDE/ATA,
• Serial ATA,
• SCSI,
• Fibre channel,
• SAS,
• SSD

A Criação
No ano de 1956 foi criado o primeiro disco rígido chamado de IBM 350, formado por 50 discos de 24” de diâmetro, com uma capacidade de 4,36 MB, custando uma quantia de 35 mil dólares.
Na evolução do Hardware caíram seu preços até os acessíveis de dias atuais.Funcionamento
O nome “Disco Rígido” faz jus pelo fato dos discos serem espesso e sólido, inverso dos discos flexíveis, os famosos disquetes.
A gravação de dados é feita em discos magnéticos(platters), compostos por duas camadas.
A primeira chamada de substrato, sendo um disco feito de liga metálica com alumínio.
E a segunda, camada magnética.
O componente de gravação do disco são chamado decabeça de leitura eletromagneticas (heads), presas ao braço móvel (arm), que é movido pelo actuador, permitindo acesso total ao disco.

Os Discos
A capacidade de um HD é determinada por dois fatores: a tecnologia aplicada, que determina a densidade e o diâmetro do disco, determinando a área de gravação.

Capacidade do disco rígido

A capacidade de um disco rígido atualmente disponível nomercado para uso doméstico/comercial varia de 10 a 2000 GB, assim como aqueles disponíveis para empresas, de até 2 TB. O HD evoluiu muito. O mais antigo possuía 5 MB (aproximadamente 4 disquetes de 3 1/2 HD), sendo aumentada para 30 MB, em seguida para 500 MB (20 anos atrás), e 10 anos mais tarde, HDs de 1 a 3 GB. Em seguida lançou-se um HD de 10 GB e posteriormente um de 15 GB. Posteriormente, foilançado no mercado um de 20 GB, até os atuais HDs de 60GB a 1TB. As empresas usam maiores ainda: variam de 40 GB até 2 TB, mas a Seagate informou que em 2010 irá lançar um HD de 200 TB (sendo 50 TB por polegada quadrada, contra 70 GB dos atuais HDs)
No entanto, as indústrias consideram 1 GB = 1000 * 1000 * 1000 bytes, pois no Sistema Internacional de Unidades(SI), que trabalha com potências de...
tracking img