Tecnologias de redução, reutilização e reciclagem de resíduos sólidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE GOIÁS
GRADUAÇÃO CIÊNCIAS BIOLOGICAS
TRATAMENTO DE RESÍDUOS







LUCAS FREIRE MARTINS










TECNOLOGIAS DE REDUÇÃO, REUTILIZAÇÃO E RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS PELA CONSTRUÇÃO CIVIL


















FACULDADE ARAGUAIA
GOIÂNIA, 2011

SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE GOIÁS
GRADUAÇÃO CIÊNCIAS BIOLOGICASTRATAMENTO DE RESÍDUOS






LUCAS FREIRE MARTINS






TECNOLOGIAS DE REDUÇÃO, REUTILIZAÇÃO E RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS PELA CONSTRUÇÃO CIVIL


Trabalho da disciplina de Tratamento de Resíduos apresentado ao professor Msc. Thiago Santos do Curso de Graduação em Ciências Biológicas, como exigência para nota parcial de N1.FACULDADE ARAGUAIA
GOIÂNIA, 2011
SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 04

DESENVOLVIMENTO 05

CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 11








































INTRODUÇÃO




A construção civil apresenta grandes índices de resíduos gerados em relação às outras indústrias, contrapondo com o seu aceleradocrescimento nos últimos anos. A extração de materiais não renováveis, o mau uso e o descarte desnecessário destes têm comprometido o futuro meio ambiente. Para que este problema seja contornado, é necessária a conscientização da mão-de-obra da construção civil, para que esta seja capaz de reduzir a geração de resíduos, reutilizar os materiais que seriam descartados e segregar adequadamente os queforem enviados às recicladoras.







DESENVOLVIMENTO




Resíduos sólidos são todos os materiais que não fazendo falta ao seu detentor, este se queira desfazer. Compreende resíduos resultantes da atividade humana e animal, normalmente sólidos, sem utilização ou indesejáveis pelo seu detentor, no entanto com capacidade de valorização.
No âmbito dos resíduossólidos gerados pela sociedade nos nossos dias, cabe aos resíduos sólidos urbanos: construção civil a maior e mais volumosa fatia desses desperdícios, motivo porque tem vindo a constituir um fator de crescente preocupação. Tem-se assistido a uma verdadeira explosão na produção de resíduos derivada do aumento do consumo público.
Entretanto a construção civil é um setor que tem crescidomuito nos últimos anos. Este setor tem uma grande participação no PIB brasileiro, chegando à ordem de 15,5%. Esse percentual reflete a representatividade da cadeia no âmbito social, pois cabe à mesma proporcionar um ambiente construído adequado para os seres humanos e suas complexas atividades econômicas.
A construção civil produz os bens de maiores dimensões física do planeta, sendo,conseqüentemente, o maior consumidor de recursos naturais de qualquer economia. A construção civil é responsável por grande parcela da economia do Brasil.
Segundo Silva e Silva (2000), a extração descomunal de recursos naturais, muitos deles não renováveis, pode levar ao esgotamento de reservas e a perdas irreparáveis da biodiversidade. O consumo desses recursos depende de fatores como:taxa de resíduos gerados, vida útil ou taxa de reposição das estruturas construídas, necessidades de manutenção, inclusive as destinadas a corrigir falhas construtivas.
A grande quantidade de resíduos sólidos gerados pela construção civil é comum no mundo todo. Devido ao crescimento desordenado das cidades nas últimas décadas, a questão dos resíduos de construção civil se tornouevidente. A ausência de políticas públicas voltadas para o gerenciamento desses resíduos fez com que as empresas de construção civil tratassem o assunto com descaso e desorganização.
Em países como os da União Européia, os EUA e os Países Baixos, a reciclagem de resíduos é uma realidade bastante freqüente. A taxa de resíduos aproveitados na construção civil nesses lugares pode chegar a...
tracking img