Tecnologias de redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5189 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecnologias de Redes

Tecnologia ATM

ATM (Asynchronous Transfer Mode), ou Modo de Transmissão Assíncrono é uma tecnologia de comunicação de dados de alta velocidade usada para interligar redes locais, metropolitanas e de longa distância para aplicações de dados, voz, áudio, e vídeo. Basicamente a tecnologia ATM fornece um meio para enviar informações em modo assíncrono através de uma redede dados, dividindo essas informações em blocos de dados de tamanho fixo, estes blocos são denominados células ATM (ATM cells). Cada célula carrega um endereço que é usado pelos equipamentos da rede para determinar o seu destino. A tecnologia ATM utiliza o processo de comutação de pacotes, que é adequado para o envio assíncrono de informações com diferentes requisitos de tempo e funcionalidades,aproveitando-se de sua confiabilidade, eficiência no uso de banda e suporte a aplicações que requerem classes de qualidade de serviço diferenciadas.

Uma rede ATM é composta por:
• Equipamentos de usuários (PCs, estações de trabalho, servidores, computadores de grande porte, PABX, etc.) e suas respectivas aplicações;
• Equipamentos de acesso com interface ATM (roteadores de acesso, Hubs,Switches,
Bridges, etc.);
• Equipamentos de rede (Switches, roteadores de rede, equipamentos de transmissão com canais E1 / T1 ou de maior banda, etc.).
A conversão dos dados para o protocolo ATM é feita pelos equipamentos de acesso. Os Frames gerados são enviados aos equipamentos de rede, cuja função é basicamente transportar esses Frames até o seu destino, usando os procedimentos deroteamento próprios do protocolo. A rede ATM é sempre representada por uma nuvem, já que ela não é uma simples conexão física entre 2 pontos distintos. A conexão entre esses pontos é feita através de rotas ou canais virtuais VP/VC (Virtual Path/Virtual Channel) configurados com uma determinada banda. A alocação de banda física na rede é feita pelo tipo de serviço requisitado à rede ATM para o envio detráfego (vídeo, voz, dados) que será transportado pelas células.

VPI / VCI (Virtual Path Identifier / Virtual Circuit Identifier)
A conexão com a rede ATM é identificada por dois indicadores, Identificador de Caminho Virtual (VPI) e Identificador do Circuito Virtual (VCI). Cada conexão deve ter uma configuração de VPI/VCI exclusiva. Por exemplo: VPI-8 VCI-35. As portas no modem ADSL,por exemplo, são descritas como virtuais porque ela é associada à rede ATM, neste caso para configurar os VCI/VPI, o usuário deverá entrar em contato com seu provedor de serviços ADSL.
Os campos responsáveis situados no cabeçalho em levar a célula de um ponto a outro são o VPI (Virtual Path Identifier) e o VCI (Virtual Channel Identifier) respectivamente.

Características Da Tecnologia ATMNa tecnologia ATM as conexões de rede são de 2 tipos:
1. UNI (User-to-Network Interface): É a conexão entre equipamentos de acesso (por exemplo, roteadores) e um comutador ATM, isto se aplica aos comutadores ATM que se encontram nas bordas da rede.
2. NNI (Network-to-Network Interface): É a forma de conexão entre os comutadores internos da rede ATM.
No primeiro caso, informaçõesde tipo de serviço são relevantes para a forma como estes serão tratados pela rede, e referem-se a conexões entre usuários finais. No segundo caso, o controle de tráfego é função única e exclusiva das conexões virtuais configuradas entre os comutadores ATM. O protocolo ATM foi concebido através de uma estrutura em camadas, porém sem a pretensão de atender ao modelo OSI.

Camadas ATM
Nomodelo ATM todas as camadas possuem funcionalidades de controle e de usuário. Existem 3 camadas principais, a descrição de cada camada ATM é apresentada a seguir:
• AAL (ATM Adaptation Layer): É responsável pelo fornecimento de serviços para a camada de aplicação superior. A subcamada CS (Convergence Sublayer) converte e prepara a informação de usuário para o ATM, de acordo com o tipo de serviço,...
tracking img