Tecnologias de redes sem fio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FELIPE DE OLIVEIRA











TECNOLOGIAS DE REDES SEM FIO
















Teutônia
2011
FELIPE DE OLIVEIRA








TECNOLOGIAS DE REDES SEM FIO






Monografia apresentada como requisito para obtenção do título de Técnico em Manutenção em Microinformática, no Colégio Teutônia, sob orientação da Professora: Soeli Claudete Klein.





Teutônia2011



















DEDICATÓRIA



Este trabalho é dedicado, em primeiro plano, a Deus e a todas as pessoas que de alguma forma me auxiliaram no desenvolvimento do mesmo.







AGRADECIMENTO



Agradeço a meus familiares pelo auxílio e apoio na realização deste curso técnico. Agradeço a todos os professores que se empenharam para sanar minhas dúvidas nodecorrer do curso e também ao Colégio Teutônia, que proporcionou toda a infra-estrutura pela realização do curso de Microinformática.
Sou grato à empresa CertelNET que, além de me proporcionar a realização do estágio, também me proporcionou cursos como Cidade Digitais, Eletricidade Básica e NR10 Básico para o meu aperfeiçoamento pessoal e profissional.
Deixo um agradecimento especial aos meusorientadores, Soeli Claudete Klein e Marcus Vinicius Lazzari, pelo auxílio prestado no desenvolvimento deste trabalho.
E por fim, mas não menos importante, agradeço aos meus colegas de trabalho que me orientaram em atividades de campo com seus conhecimentos e experiências.




















EPÍGRAFE


“Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos.Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo.”






Buda: Siddharta Gautama (século VI a.C. - c.563 a.C. - c. 483 a.C.)

RESUMO



Este trabalho apresenta um estudo sobre diferentes tipos de tecnologias da área de redes sem fio. Inicia situando as telecomunicações junto a seus órgãos regulamentadores no Brasil: o Ministério das Comunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações, aAnatel. Na sequência é apresentada uma definição de Wireless e explicado seu funcionamento. A seguir são apresentadas topologias específicas das redes sem fio. Também são relacionados e explicados, com detalhes, padrões de redes sem fio. Em seguida é abordada a tecnologia de terceira geração e são apontadas algumas tecnologias futuras que estão sendo vislumbradas pelo mercado. Quando se fala emtecnologias, especialmente tecnologias sem fio, não se pode deixar de lado a preocupação com a segurança. Portanto, foram pesquisadas algumas formas de criptografia que contribuem para aumentar a segurança na transmissão dos dados nas redes wireless. Também são descritas algumas vantagens e desvantagens das redes sem fio, um breve histórico da empresa Certelnet, a metodologia de elaboração desteestudo e a forma de trabalho com redes sem fio.



Palavras-chave: Redes. Wireless. Comunicação. Tecnologia.

OBJETIVOS



Geral

Aprofundar os conhecimentos em wireless, buscando acrescentar uma pesquisa teórica e conhecimentos na parte lógica aos trabalhos práticos já executados.


Específicos

Realizar cursos relacionados ao trabalho com manutenção e configuração de equipamentosde redes;
Aprender as configurações dos equipamentos que utilizam wireless;
Pesquisar referencial teórico sobre wireless;
Escrever sobre os diferentes tipos de tecnologias na área de redes sem fio;
Explicar o funcionamento das tecnologias existentes na área de redes sem fio e as que estão sendo desenvolvidas para o futuro;
Aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos.

LISTASLISTA DE FIGURAS 11
LISTA DE GRÁFICOS 12
LISTA DE TABELAS 13
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS 14
LISTA DE PALAVRAS ESTRANGEIRAS 17
INTRODUÇÃO 21
1 REFERENCIAL TEÓRICO 22
1.1.1 O Ministério das Comunicações 22
1.1.2 Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações 23
1.2 WIRELESS 24
1.2.1 Ondas Eletromagnéticas – Espectro Eletromagnético 24
1.3 TOPOLOGIAS DAS REDES SEM FIO 25
1.3.1...
tracking img