Tecnologias de gestão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1905 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 5- A questão do meio ambiente nas organizações

O meio ambiente é um conjunto de forças e condições que cercam e influenciam os seres vivos e a coisa em geral. Uma organização é responsável pelo meio ambiente que a cerca, deve, portanto, respeitá-lo, agir como não poluentes e cumprir as legislações e normas pertinentes,como por exemplo,a ISSO-140001.
Alias a sociedade como um todo éresponsável pela preservação do meio ambiente, então, é preciso agir da melhor maneira possível para não modificar de forma negativa, pois isso terá conseqüências para a qualidade de vida da atual e das futuras gerações.
A poluição é essencialmente produzida pelo homem e esta diretamente relacionada com os processos de industrialização e a conseqüente urbanização da humanidade. Esses são os fatoresque podem explicar claramente os atuais índices de poluição. O agente poluente são os mais variados possíveis e são capazes de alterar a água, o solo, o ar.
Sobre as formas de contaminação, é salientado que as principais são despejos de resíduos no solo (aterros não controlados,lixiviação,contaminação do lençol freático,contaminação das águas e cemitérios) ,descartes de resíduos nos rios econtaminação do ar.Por isso,existe a necessidade de licenciamento ambiental nas organizações.Essa preservação ocorre por meio de controle nas fontes geradoras de poluição,nos produtos vendidos pela organização e suas conseqüências.
O CONAMA e o SEMA especificam os parâmetros para emissão de poluentes, sendo obrigatório que as organizações monitorem periodicamente suas emissões para fins deenquadramento na legislação ambiental.
Tais impactos ambientais se deram a principio com revolução agrícola, há aproximadamente 10.000 a.C, o impacto sobre a natureza começou a aumentar gradativamente, por causa da derrubada das florestas, em alguns lugares, para permitir a pratica da agricultura e pecuária. Além disso, a derrubada das matas proporcionava madeira para construção de abrigos maisconfortáveis e para a obtenção de lenha. A partir desse momento, alguns impactos sobre o meio ambiente já começaram a se fazer notar. Já coma Revolução Industrial (no séc. XVIII e XIX),os impactos ambientais passarem a crescer em ritmo acelerado,chegando a provocar desequilíbrio em escala global.Por exemplo,a devastação de florestas tropicais por queimadas para a introdução de pastagens pode provocardesequilíbrio no ecossistema natural.A emissão emissão de gás carbônico como o resultado da combustão das arvores vai colaborar par ao aumento da concentração desse gás na atmosfera,agravando o efeito estufa,dentre outros.
A substituição da vegetação por grande quantidade de casas e prédios, ruas e avenidas, pontes e viadutos e uma serie de outras construções faz aumentar, significativamente a irradiaçãode calor para a atmosfera. Alem disso na atmosfera da zona central da cidade é muito maior a concentração de gases e matérias particulados, lançados pelos automóveis e fabricas responsável pelo efeito estufa localizado, que colabora para aumentar a retenção do calor.
Mitigação é uma implementação de medidas traçada para resolver os efeitos indesejáveis de uma determinada ação sobre o meioambiente. Ela é essencial para se alcançar um plano ambiental saudável. Alem desse também tem os créditos de carbonos, certificados que autorizam o direito de poluir as agencias de proteção ambiental emitem certificados autorizando emissões de tonelada de dióxido de enxofre, monóxido de carbonos outros gases poluente. Inicialmente, selecionam as indústrias que mais poluem nos pais e com base nisso, sãoestabelecidas metas para a redução de suas emissões. As empresas recebem bônus por metas alcançadas; cada bônus,cotado em dólares,equivale a uma tonelada de poluentes.
Amoderna empresa, para sobreviver no mercado com competitividade, tende esta afinada coma as mais viradas exigências da sociedade consumidora, inclusive demonstrando compromisso com a preservação da boa qualidade do meio...
tracking img