Tecnologias de Discos: ATA, SATA, SCSI, SAS e Fusion-io

4884 palavras 20 páginas
Tecnologias de Discos: ATA, SATA, SCSI, SAS e Fusion-io
Leonardo Garcia Tampelini
(RA: 98336)
Instituto de Computação - UNICAMP tampelini@gmail.com RESUMO
Nos últimos anos, inúmeras inovações tecnológicas, voltadas ao armazenamento de dados digitais, foram e estão sendo desenvolvidas. Com o aumento da capacidade de armazenamento dos Discos Rígidos, a velocidade de acesso a esses dados se torna critica, exigindo interfaces de comunicação mais rápidas e eficientes. Atualmente as interfaces ATA, SATA, SCSI, SAS e
“Fusion-io” dominam o mercado. Baseado neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo explicar o funcionamento das mesmas, apresentando uma analise de seus desempenhos.

Palavras Chaves
Interfaces, Discos, Comunicação, Desempenho.

1. INTRODUÇÃO
A constante e crescente evolução das tecnologias vem possibilitando a criação e coleta de grandes volumes de dados em meio digital, exigindo que dispositivos de armazenamentos sejam mais rápidos e mais eficientes na manipulação de tais dados. Um grande exemplo de evolução da tecnologia de armazenamento é o
Disco Rígido (Hard Disk Drive - HDD). A capacidade de tais dispositivos passou de 5MB, em 1956, para centenas de gigabytes nos dias atuais [4]. Além da capacidade, grandes sofisticações foram desenvolvidas: diminuindo o tempo de acesso a um dado interno ao disco; e aumentando a transferência de dados do disco para o computador (Interface de Comunicação).
Para que um dado no disco seja trazido à memória principal do computador, um padrão de comunicação eficiente deve ser utilizado, pois apesar de um dispositivo de armazenamento ser rápido ele depende de um canal de comunicação para enviar seus dados. Portanto, cada interface pode ser mais eficiente, em certas aplicações, que outras.
Escolher, dentre tantas possibilidades (a citar: ATA, SATA, SCSI e SAS), um serviço de armazenamento que promova resultados adequados a certa aplicação nem sempre é um processo simples.

Relacionados

  • Computação
    7257 palavras | 30 páginas
  • Fundamentos de Hardware
    190141 palavras | 761 páginas
  • radiacais
    224418 palavras | 898 páginas