Tecnologias assistivas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nádia Regina Francato Depoli – 1E –Pedagogia - Parfor

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS

As Tecnologias Assistivas (T.A.) são recursos, equipamentos, serviços, estratégias e práticas elaboradas paraminimizar os problemas encontrados pelos indivíduos com NEE.
O professor de atendimento especializado trabalha com estas ferramentas com o objetivo de ampliar as habilidades dos alunos com deficiência,favorecendo a participação nos desafios educacionais.
A T.A. pode ser um recurso facilitador, um instrumento ou utensílio que contribui no desempenho das tarefas diárias, necessárias ou desejadas.Portanto, este serviço dentro da educação possui uma visão positiva e busca resolver dificuldades dos alunos, encontrando alternativas para que eles participem e atuem positivamente nas atividadespropostas no currículo comum.
Alguns pontos principais de importância neste processo são: a formação em tecnologia assistiva destinada a professores, orientadores, toda a equipe técnica que trabalhadiretamente com a criança e ainda extensivo aos familiares, disponibilizar sempre, as informações e sugestões na área, acompanhar e supervisionar as propostas de implantação desses serviços e estudosde casos pelos órgãos e pessoas competentes, não deixando o professor sem informações ou feedback, e formação programada por solicitação de órgãos, instituições ou redes de ensino, para implantarsalas de recursos multifuncionais.
Portanto, apesar de muitos alunos com NEE já estarem frequentando classes regulares, a realidade da exclusão ainda é muito grande e representa um grande desafio aogoverno e ao sistema educacional. Deveria ser mais investido em pesquisas, formação do apoio pedagógico e técnico e implementação de práticas educacionais, para que possibilitassem não somente oingresso do aluno com NEE, mas sua efetiva participação com condições de aprender, e educar a todos ao redor, reconhecendo e valorizando as diferenças entre os indivíduos como um fator de enriquecimento...
tracking img