Tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1195 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
29/03/2013

Planejamento Estratégico

Profº. Leonardo dos Santos Ferreira leonardosf@prof.una.br

Conteúdo
1. Planejamento. 2. Criando uma estratégia 3. Análise SWOT (FOFA) 4. Estrutura estratégica

1

29/03/2013

1. Planejamento
Em resumo, pode-se dizer que é o processo de analisar uma organização sob vários ângulos, definindo seus rumos por meio de um direcionamento que possa sermonitorado nas suas ações concretas, utilizando-se, para tanto, de um instrumento denominado “plano estratégico”.

Continuação

Porque Planejar?
O planejamento nos permite ter direção, reduz os impactos das mudanças que sofremos constantemente, minimiza o desperdício e a redundância e fixa os padrões proporcionando melhor controle. Ao planejarmos desenvolvemos os objetivos, definimos padrõesque facilitam o controle. Nos dar segurança para alcançar o que estamos buscando.

2

29/03/2013

Planos Estratégicos x Planos Operacionais
Planos Estratégicos: É o plano que se aplica a organização inteira, que estabelecem os objetivos globais e que buscam posicioná-las em termos de seu ambiente. • Tendem a abranger períodos (tempo) extenso; • Normalmente são planos de 5 anos ou mais; •Cobre uma área mais ampla e lidam com poucas particularidades Planos Operacionais: Especifica os detalhes de como os objetivos globais serão alcançados. • Tendem a cobrir períodos mais curtos; • Geralmente são planos mensais, semanais, diários.; • Possuem objetos mais estreitos e mais limitados.

Planos Estratégicos x Planos Operacionais

Continuação

3

29/03/2013

Críticas aoPlanejamento
Principais argumentos levantados contra planejamento formalizado e estratégico. Rigidez no planejamento: Estabelecem metas específicas com prazos determinados, o que limitam as pessoas e as unidades organizacionais em metas que nem sempre são possíveis de concretizar. Planejar mudanças em um ambiente turbulento: A turbulência pode se transformar em uma oportunidade. Mas se os planos sãoinflexíveis, todo mudança é vista como problema.

Continuação

Críticas ao Planejamento
Os sistemas não podem substituir a intuição e criatividade: O que estabelece uma estratégia bem sucedida são as visões, criatividade, intuição futurista. Os procedimentos formais jamais serão capazes de prever as descontinuidades. O planejamento leva as organizações bem sucedidas ao fracasso: Organizações bemsucedidas se preocuparem tanto com os fatores de sucesso que acabam se entrincheirando nas estratégias que criaram que acabam gerando condições que podem levá-los ao fracasso.

4

29/03/2013

2. Criando uma estratégia (principais tipos)
Crescimento: Se ser maior e ser melhor, o maior é o melhor! Nestes termos, uma estratégia de crescimento significa aumentar o nível das operações daorganização. Exemplos: • Expansão direta; • Fusão; • Joint ventures. Estabilidade: Nem toda organização endeusa o crescimento. Algumas organizações asseguram que terão mais sucesso em adotando estratégia de estabilidade, quando o cenário organizacional possui ausência de mudanças. Exemplos: • Restaurantes tradicionais; • Empresas que possuem o ambiente, o crescimento poderia trazer graves consequênciaspara a organização.

Continuação

Downsizing (enxugamento): Quando produtos e serviços sofrem quedas no mercado, as organizações para continuar competitivo acabam reduzindo sua mão de obra ou até mesmo sua infra estrutura. Exemplo: • Demissão em massa. Combinação: Quando unidades de grandes organizações muitas das vezes estão seguindo direções diferentes, é definido uma estratégia decombinação. Juntam duas ou mais estratégias e as combinam de forma que atenda todas as unidades. Exemplo: • Padronização de estratégias para organizações que atuam em cidades, estados ou até mesmo em países diferentes.

5

29/03/2013

3. Análise SWOT (FOFA)
É a essência de qualquer esforço de planejamento estratégico porque exige que os gerentes avaliem as potencialidades (pontos fortes),...
tracking img