Tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DOI: 10.5102/un.gti.v1i1.1201

Business intelligence como ferramenta gerencial no suporte ao processo de business performance management
Alvaro Vieira Lima1 Davi Marques Lima2

Resumo
O objetivo deste trabalho é desenvolver o conceito de Business Intelligence aplicado ao processo de Business Performance Management, utilizando uma abordagem fenomenológica de pesquisa. Partindo dodesenvolvimento dos conceitos apresentados em diversos artigos e livros, aliado ao estudo de três casos selecionados, pretende-se caracterizar a utilização do referido instrumento como um valioso suporte ao processo de gestão empresarial com foco em medidas de resultado. Palavras-chave: Business intelligence. Medidas de desempenho. Controle gerencial.

1 Introdução
No atual cenário de negócios, adiferenciação e a busca por um desempenho de destaque, seja a empresa de que ramo for, dar-se-ão por meio da utilização de recursos que visam à execução ótima das atividades, em paralelo à redução de seus custos. Por intermédio dos elementos da tecnologia de informação, é possível armazenar e acessar de maneira eficaz e estruturada, informações sobre fornecedores, clientes e suas tendências de consumo,concorrentes e demais elementos de gestão da própria empresa, além de viabilizar a interlocução dos participantes, bem como a análise dos dados obtidos, no sentido de operar de maneira segura e objetiva.
1

2

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bacharel em Sistemas de Informaçãopela PUC-RJ – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Analista de sistemas da FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos .

112 |

Univ. Gestão e TI, Brasília, v. 1, n. 1, p. 111-129, jan./jun. 2011 Alvaro Vieira Lima, Davi Marques Lima

Na lógica contemporânea dos negócios, compreender como as informações permeiam os níveis estratégico, tático e operacional das organizações éfundamental para o seu sucesso. As diversas características das informações, tais como, fonte, grau de repetição, precisão, assim como as diversas formas de classificá-las, são determinantes na escolha das ferramentas que serão utilizadas no seu tratamento. Só assim, é possível viabilizar o processo de tomada de decisões rápidas e eficazes, de modo a ombrear a organização com seus competidores etentar batê-los. Business Intelligence é o recurso do qual as tecnologias de informação lançam mão para desafiar o volume de dados multiplicados a todo tempo no ambiente empresarial. Os desafios enfrentados pelas empresas viabilizam a produção de tecnologias que se prontifiquem a atendê-las, e é disso que o presente artigo vem tratar. Pretende-se discorrer, de maneira objetiva e clara, sobre asestratégias de aplicação, benefícios e possibilidades de ganhos reais que se podem extrair desse recurso. Analisar-se-á em três empresas de diferentes ramos as questões que se colocam em face da necessidade de integração de dados: os problemas que se apresentam, as soluções de tecnologia de informação que se podem pensar para elas, e os resultados e benefícios, principalmente nas decisões gerenciais quepodem emergir a partir de sua implementação.

2 Revisão da literatura
2.1 Business intelligence 2.1.1 Definição Segundo Turban (2008, p. 27), Business Intelligence (BI) “é um termo guarda-chuva que inclui arquiteturas, ferramentas, bancos de dados, aplicações e metodologias”. Entretanto, em virtude de ser uma expressão livre de conteúdo, pode transmitir significados diversos, gerando certaconfusão em torno desse conceito.

Univ. Gestão e TI, Brasília, v. 1, n. 1, p. 111-129, jan./jun. 2011 Business intelligence como ferramenta gerencial no suporte ao processo ...

| 113

Ainda na visão de Turban (2008, p. 32), os principais objetivos do BI são: “permitir o acesso interativo aos dados (às vezes, em tempo real), proporcionar a manipulação desses dados e fornecer aos gerentes e...
tracking img