Tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso C Starter

www.t2ti.com
1

Curso C Starter Apresentação

O Curso C Starter foi projetado com o objetivo de ajudar àquelas pessoas que têm uma base de lógica de programação e desejam aprender a linguagem C. A estrutura do curso é formada por módulos em PDF e por mini-cursos em vídeo. O aluno deve baixar esse material e estudá-lo. Deve realizar os exercícios propostos. Todas asdúvidas devem ser enviadas para a lista de discussão que está disponível para inscrição na página do Curso C Starter no site www.t2ti.com. As dúvidas serão respondidas pelos instrutores Albert Eije, Cláudio de Barros e Miguel Kojiio, além dos demais participantes da lista. Nosso objetivo é que após o estudo do Curso C Starter o aluno tenha as noções fundamentais da linguagem C e consiga, a partir destemomento, aprofundarse no assunto de forma autônoma e de acordo com as suas expectativas. Albert Eije trabalha com informática desde 1993. Durante esse período já trabalhou com várias linguagens de programação: Clipper, PHP, Delphi, C, Java, etc. Atualmente mantém o site www.alberteije.com e trabalha como analista de sistemas do Banco do Brasil. Cláudio de Barros é Tecnólogo em Processamento deDados e analista de sistemas do Banco do Brasil. Miguel Kojiio é bacharel em Sistemas de Informação, profissional certificado Java e também trabalha como analista de sistemas do Banco do Brasil.

www.t2ti.com
2

Curso C Starter

Módulo

01
A Linguagem C

Conhecendo a Linguagem C Parte I

A linguagem C foi criada em 1972 por Dennis M. Ritchie e Ken Thompson no laboratório Bell. Ela foibaseada na linguagem B que já era uma evolução da linguagem BCPL. É estruturada, imperativa, procedural, de baixo nível e padronizada.

Criadores da linguagem C – Ken Thompson e Dennis Ritchie

Características
Pela definição C é uma linguagem de baixo nível, no entanto a mesma alia características de linguagens de alto nível (como Pascal) e outras de baixo nível como assembly. Isso significaque a linguagem C junta flexibilidade, praticidade e poder de manipulação da máquina diretamente. Dessa forma não tem as limitações que tem o Pascal. C permite liberdade total ao programador e este é responsável por tudo que acontece.

www.t2ti.com
3

Curso C Starter
C é uma linguagem estruturada, ou seja, estrutura o programa em blocos para resolver os problemas. A filosofia básica de umalinguagem estruturada é dividir para trabalhar, você divide um problema em pequenas partes que sejam possíveis de serem feitas. Neste contexto C é igual a Pascal. C é uma linguagem muito poderosa que é utilizada para criar programas diversos como processadores de texto, planilhas eletrônicas, sistemas operacionais, programas de comunicação, programas para a automação industrial, gerenciadores debancos de dados, programas de projeto assistido por computador, programas para a solução de problemas da Engenharia, Física, Química e outras ciências.

Compiladores e Interpretadores
Para que um programa seja executado em um computador o mesmo precisa estar em linguagem de máquina (zeros e uns). Quando digitamos nosso programa, seja em C, Pascal, Java, etc o mesmo ainda não está na linguagem demáquina. Para isso existem os interpretadores e os compiladores. Ambos convertem um programa de uma linguagem qualquer para a linguagem de máquina. No caso do C existem tanto interpretadores quanto compiladores. Mas, qual seria a diferença? O interpretador lê as instruções do programa linha a linha e vai checando os erros e convertendo para a linguagem de máquina. Após a conversão a linha éexecutada. Se a linguagem for apenas interpretada o interpretador sempre deverá estar presente para que o programa funcione. Já o compilador lê o programa linha a linha, checa se existem erros e converte a linha para a linguagem de máquina. Mas o compilador não executa a linha. Ele converte todas as linhas para a linguagem de máquina e ao chegar ao final do arquivo do programa sem nenhum erro ele...
tracking img