Tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CADERNO DE EXERCÍCIOS EDITOR DE TEXTO - WRITER

APOSTILA DE HTML

APOSTILA HTML

1ª AULA
Assuntos a serem Abordados: Notepad (Bloco de Notas) e Notepad++ O que é HTML? Marcações HTML (tags) Estrutura de uma página HTML O que são Cabeçalhos? Parágrafos e Quebra de Linha Elementos e Atributos de Páginas Alinhamentos de parágrafo Criando uma Divisão Texto Pré-Formatado Verificação deAprendizagem (Ver o Caderno de Exercícios) 1. Notepad(loco de Notas) e Notepad++ Notepad(Bloco de Notas) O Notepad (ou Bloco de notas em português) é um editor de textos básico que pode ser utilizado para criar documentos simples. O uso mais comum do Bloco de notas é exibir ou editar arquivos de texto (.txt), mas muitos usuários o consideram uma ferramenta simples para criar páginas da Web. Como o Blocode notas oferece suporte apenas a uma formatação muito básica, não é possível salvar acidentalmente uma formatação especial em documentos que devem permanecer como texto puro. Isso é especialmente útil ao criar documentos HTML para uma página da Web, uma vez que os caracteres especiais ou outra formatação não podem aparecer na página da Web publicada, pois podem até causar erros.

2

APOSTILAHTML

Notepad++ O Notepad++ é um editor de texto que suporta várias linguagens de programação rodando sob o sistema Microsoft Windows. O objetivo do Notepad++ é oferecer um esguio e eficiente binário com uma interface gráfica totalmente modificável. Além disto, usuários podem definir suas próprias linguagens usando um "sistema de definição de linguagem" integrado, que faz do Notepad++extensível, para ter colorização de sintaxe e compactação de trechos de código. O Notepad++ não é apenas um editor de código, mas também uma alternativa ao bloco de notas graças a sua velocidade.

2. O QUE É HTML?

HTML: Hyper Text Markup Language (Uma linguagem de Marcação de Texto) A HTML é uma linguagem de marcação. Criar um documento em uma linguagem de marcação significa que você começa com o textoda sua página e inclui tags especiais no início e no final de determinadas palavras ou parágrafos. Características Gerais do HTML Documentos HTML são arquivos escritos em ASCII - texto. Podem ser criados em qualquer editor de texto (wordpad, edit, notepad). Existem editores específicos para várias plataformas. 3

APOSTILA HTML

Existem conversores de vários formatos, por exemplo, doc parahtml. A unidade mínima de informação é a “página”. Há diferenças entre os diversos clientes Web, de forma que nem todas as marcações e seus correspondentes recursos são suportados por todos eles. Quando um cliente não entende uma determinada marcação, ele simplesmente a ignora. Ao criar um documento, é importante testá-lo com vários clientes.

3. MARCAÇÕES HTML (Tags) Marcações HTML – conhecidascomo tags – são os sinais de menor que e maior que ( '' ), e tudo que estiver entre eles. As tags são partes importantes em documentos HTML, elas são as responsáveis por toda a formatação do texto. Com elas você pode dividir o documento em área de cabeçalho e corpo, colocar títulos, criar tabelas, divisões, formulários e ainda formatar trechos específicos do texto. Entre os sinais < > sãoespecificados os comandos propriamente ditos. No caso de tags que necessitam envolver um texto, sua finalização deve ser feita usando-se a barra de divisão / , indicando que a tag está finalizando a marcação de um texto. Há exceções a esse funcionamento em pares das marcações. Por exemplo, a que indica um final de parágrafo: . Não necessita de uma correspondente: . A marcação que indica quebra de linha -também não precisa de uma correspondente, e outras tais como e .

Exemplo de tag : texto Assim como outras linguagens, HTML possui uma estrutura básica para seus programas. Para que um browser interprete corretamente o programa, ele deve possuir alguns comandos básicos que sempre deverão estar presentes. Alguns browsers até dispensam seu uso, porém é melhor assumir tais comandos como...
tracking img