Tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo: Assedio Moral
Devido ao numero crescente de denúncias, o assédio moral preocupa hoje não só o empregado, mas também o empregador. Afinal qual a diferença entre pressionar funcionário por umtrabalho mais eficiente e o assédio moral. E como precaver que, seus colaboradores não cometam o crime dentro de sua empresa, uma formula exata não existe, mas o dialogo, o treinamento, a troca deinformações e cursos com especialistas podem ser uma ótima saída para evitar o problema.
O assédio moral começou a ser punido no Brasil apenas em 2001, com a lei editada em Iracemápolis, SP, quemotivou coibir o assédio, isso visa ajudar os trabalhadores, atingindo seu ápice na atualidade, quando nos depararmos com situações cada vez mais graves de violação ao direito fundamental dos trabalhadores.Apesar de não existir nenhum critério para fixação da reparação são fixadas indenizações, onde leva em conta os critérios de razoabilidade, condição pessoal do ofendido, capacidade econômica doofensor e a extensão do dano causado.
Sem duvida o dano maior e para o assediado pois passa á ter problemas de saúde passando a produzir menos, a empresa e danificada financeiramente, pois o funcionárioassediado por ter problemas de saúde as vezes fica temporariamente afastado e o empregador perde, porque além de pagar indenização terá que contratar treinar outro funcionário, alem pode sercomprometida não só com o publico, mas também no mercado de trabalho. Tudo isso são perdas. Prevenir o assédio moral e respeitar os funcionários é a ferramenta mais indicada, assim previne a imagem doassediado e da empresa.
Isso pode ser feito através de informações para o funcionários sobre o assunto, treinamento dos gestores e um canal aberto de diálogos, além de observar as atitudes de todos paraevitar que o assédio moral aconteça entre os funcionários.
Assédiar significa estabeler um cerco e não dar trégua ao outro, humilhando, inferiorizando e desqualificando – o de forma repetitiva ao...
tracking img