Tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Faculdade de Tecnologia Intensiva – FATECI
Curso de Psicologia

Projeto de Pesquisa

“Influência da Tecnologia no Lazer de Crianças”

Disciplina: Metodologia da Pesquisa Cientifica
Prof: Marcia Skibick
Equipe: Adelaide
Jacinta
Rachel

Fortaleza
2011

Adelaide
Jacinta
Rachel Teixeira Bessa Maia

Tecnologia
“Influência da Tecnologia no Lazerde Crianças”

|Trabalho apresentado na avialiação da disciplina de Metodologia da |
|Pesquisa Científica, 1° semestre do curso de Psicologia da |
|Faculdade de Tecnologia Intensiva - FATECI. |

Fortaleza
2011

Sumário

1- Resumo
2- Justificativa
3- Objeticos
4- Referêncial Teórico
5- Metodologia
6- Cronograma
7- Bibliografia1- Resumo

2- Justificativa
As brincadeiras consideradas do passado, como soltar pipa, jogar bola na rua, polícia e ladrão, esconde-esconde, etc., estão bem menos em evidência atualmente. Com o avanço da tecnologia da informação e o acesso desde cedo a computadores em casa, as crianças de hoje estão trocando a diversão live (no mundo real) pela online (no mundo virtual).Além disso, a forma de comunicação entre as crianças, que antigamente eram feitas através de visitas nas casas e ligações telefônicas, está sendo trocada por bate-papos virtuais, e-mails e troca de mensagens em redes sociais. Dessa forma, um novo padrão de relacionamento e diversão está surgindo entre as crianças de hoje.
Esse é um fenômeno que ocorre no mundo todo e sua problematização énecessária para se ter uma visão dos bons e maus aspectos que isso pode gerar no convívio social com amigos e família. Faz-se necessário então, uma avaliação do impacto da tecnologia no lazer e relacionamento das crianças.

3- Objetivos

Gerais

- Analisar como a tecnologia afeta a diversão de crianças

Específicos

- Fazer uma retrospectiva da forma de diversão de 15 anos atrás eum apanhado das formas de diversão preferida pelas crianças nos dias de hoje
- Verificar como a tecnologia tem afetado o relacionamento com outras crianças
- Identificar o modelo de diversão preferido pelas crianças atualmente

4- Referêncial Teórico

Segundo autores de artigos pesquisados na internet vemos que a influência da tecnologia na vida das crianças tem sido de grandeimportancia e fonte de muitos estudos e pesquisas.
A jornalista Aline Ceccato diz que hoje em dia  é normal ver uma criança que, ao mesmo tempo, navega na internet, folheia uma revista, fala no telefone, e ainda assiste televisão. Já antigamente as crianças disponiblizam um tempo de seu dia para assistir televisão, brincar com carrinhos, jogar amarelinha e empinar pipa. Duas realidades que estãotornando as distancias entre elas cada vez maiores.
 “As brincadeiras infantis mudaram muito em relação ao passado. As crianças de hoje se divertem com computadores e vídeo games, fazendo com que as brincadeiras de antigamente não chamem mais a atenção. A informação hoje em dia é em tempo real, o aprendizado das crianças é mais rápido, não existem barreiras de tempo ou de distancia para quequalquer um saiba o que está acontecendo.” (CECCATO, 2010)
Mas com todo esse aparato tecnológico, muitas coisas do passado ficam esquecidas, as brincadeiras ingênuas, e sem qualquer tipo de tecnologia, criada apenas para divertir os pequenos, seja com giz, madeira, ou objetos improvisados.
 Antigamente as crianças brincavam de roda cutia, pega pega, iô iô, amarelinha, passa anel, cobra cega,peteca entre outras. Outra causa dessa mudança é o aumento da violência que impede as crianças de correrem nas ruas, por isso tiveram que se programar para se divertirem dentro de casa.
 As brincadeiras são mais dentro de casa em vídeo games, computadores e muitas se divertem assistindo DVD de desenho o dia todo e aquela infância gostosa de correria e alegria quase não se vê mais. São vários os...
tracking img