Tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3617 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTIGO – SEGURANÇA DA INFORMAÇAO

Integrantes:

Acácio Torres Jeová Sodré Manoel Santana Marcelo Cavalcante Rajeh Merhi Raphael Sodré

INTRODUÇÃO

Devido à utilização maciça da internet e constantemente pessoas estarem utilizando a mesma para compartilhar suas informações pessoais e empresariais, cada vez mais esta sendo necessária a utilização de mecanismos que assegurem que estasinformações não caiam em mãos erradas. Estes mecanismos que visam proteger os dados estão em constante melhoria e assim também estão os programas maliciosos (vírus) que buscam aproveitar de vulnerabilidade de sistemas operacionais e programas utilizados comumente nos computadores para se apropriarem destes dados. Existem inúmeras formas dos dados serem protegidos, tais como, antivírus, firewalls,sistemas de detecção de intrusos (IDS) entre outros que possuem o papel de preservar a integridade, autenticidade, não repudio, privacidade, controle dos acessos e disponibilidade das informações compartilhadas ou transmitidas. Em muitos casos a violação da informação ocorre não apenas na área digital, como também por meio do acesso físico dentro do ambiente onde está contida a informação, facilitadoainda mais pela inexperiência dos detentores dessa informação que usam de meios peculiares para armazená-la. Também é comum o uso de técnicas de engenharia social para obter dados pessoais e com isso ganhar a confiança do detentor da informação a fim de apoderar-se dela quando houver um equívoco deste.

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
A Segurança da Informação se refere à proteção existente sobre asinformações de uma determinada empresa ou pessoa, isto é, aplica-se tanto as informações corporativas quanto às pessoais. Entende-se por informação todo e qualquer conteúdo ou dado que tenha valor para alguma organização ou pessoa. Ela pode estar guardada para uso restrito ou exposta ao público para consulta ou aquisição. Segurança da informação também pode ser entendida como recurso ou ferramentapara garantir a disponibilidade e a intergridade das informações armazenadas em computadores. GUIMARAES, LINS e OLIVEIRA (2006, p.11) destacam que:
A cada dia e cada vez mais as empresas possuem informações sigilosas em seus computadores, exigindo cuidados, a fim de protegê-las. Limitar o acesso físico e lógico aos computadores, principalmente para ambientes computacionais compartilhados ou queutilizem algum meio de comunicação público, é o ponto de partida numa politica de segurança de informações.

Nessa perspectiva, MELO e TRIGO (2004, p.2) observam que:

A segurança da informação são normas e diretrizes definidas pela empresa para proteger seus funcionários, seus dados , enfim, todo o seu ativo, ou seja o negócio como um todo e a garantia de continuação do mesmo.

Com o avançoacelerado da área de tecnologia da informação, as empresas devem constantemente estar revendo suas políticas de segurança, atualizando os sistemas operacionais e antivírus, a fim de proteger a rede interna da organização contra acesso não autorizados de dentro e/ou fora da empresa, evitando assim a perda das informações corporativas.

CARUSO e STEFFEN (1999, p.21) destacam que:

Acima de tudo,o bem mais valioso de uma empresa pode não ser o produzido pela linha de produção ou o serviço prestado, mas as informações relacionadas com esse bem de consumo ou serviço. É importante que os executivos em geral se conscientizem de que todas as informações tem algum tipo de valor para alguém e / ou para algo [...].

Hoje em dia os executivos geralmente têm grande atenção a proteção de seuspatrimônios físicos e financeiros, mas pouca ou as vezes nenhuma atenção as informações relacionadas a segurança do dados importantes da empresa, ficando o departamento de Tecnologia da Informação - TI responsável por elaborar políticas de segurança para garantir a disponibilidade e a integridade dos dados e tornando uma rede mais confiável. 3.1 SERVIÇOS DE SEGURANÇA Um dos maiores desafios da...
tracking img