Tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO UNIDADE II
* Sistema de arquivo
Um sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas, que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rígido. Diferentes sistemas operacionais usam diferentes sistemas de arquivos. Conforme cresce a capacidade dos discos e aumenta o volume de arquivos e acessos, esta tarefa torna-se mais e mais complicada, exigindoo uso de sistemas de arquivos cada vez mais complexos e robustos. Existem diversos sistemas de arquivos diferentes, que vão desde sistemas simples como o FAT16, que utilizamos em cartões de memória, até sistemas como o NTFS, EXT3 e ReiserFS, que incorporam recursos muito mais avançados. Os sistemas de arquivos do Linux e do Unix são organizados em uma estrutura hierárquica, similar a uma árvore. Onível mais alto do sistema de arquivo é o / ou diretório raiz. Na filosofia arquitetural do Unix e do Linux, tudo é considerado um arquivo - incluindo discos rígidos, partições e mídias removíveis. Isto significa que todos os arquivos e diretórios (incluindo outros discos e partições) existem sob a diretória raiz.
Por exemplo, /home/jeremias/queijos.odt mostra o caminho completo e correto para oarquivo queijos.odt que existe no diretório jeremias, o qual está sob o diretório home, que por sua vez está sob o diretório raiz (/).
Há uma necessidade de compartilharmos arquivos em nossa organização. Atualmente, os arquivos ficam em computadores específicos das pessoas e quando necessitamos de uma informação contida em determinado arquivo, precisamos pedir para a pessoa enviar o arquivo,interferindo no trabalho que ela está executando. Por isso o compartilhamento de arquivos é muito conveniente quando se está atuando em um projeto com outras pessoas e necessitam realizar alterações ou acréscimos num mesmo documento.
Métodos de alocação:
* Alocação Contígua
* Alocação Por Lista Encadeada
* Alocação Por Lista Encadeada Usando Tabela
2-Gerenciamento De Entrada e SaídaTodas as ações do sistema operacional estão envolvidas com dispositivos de entrada e saídas:
* Acesso a memória
* Leitura de teclado e mouse
* Exibição de imagens no monitor
* Impressão de documentos
* Scanner
* Etc...
O gerenciamento de entrada/saída está relacionado com o gerenciamento das filas e buffers. Funções de armazenamento especial pegam esses bits de umdispositivo, talvez um teclado ou uma porta USB, e os distribuem para a CPU em uma taxa lenta o suficiente para que sejam absorvidos. Esta função é especialmente importante quando muitos processos estão sendo executados e o processador está sobrecarregado. O sistema operacional diz para o buffer que continue coletando informações de entrada do dispositivo. Mas os dados não serão enviados para a CPUenquanto o processo que estiver usando a entrada não for suspenso. Então, quando o processo de obtenção de dados de entrada estiver ativo de novo, o sistema operacional vai dizer para o buffer que ele pode enviar dados. Este processo permite que um teclado ou um modem interajam com usuários externos ou computadores em alta velocidade, mesmo quando a CPU não pode executar informações de entrada destasfontes.
Gerenciar os recursos do sistema do computador é uma boa parte da função de um sistema operacional e, no caso de sistemas operacionais de tempo real, este pode ser todo o trabalho. Para outros sistemas operacionais, o objetivo é fornecer, de maneira simples e consistente, poder de processamento para aplicativos e usuários.

RELATÓRIO UNIDADE III1-ARQUITETURA DE PROCESSADORES
* Modo Operacional De Processadores Com 32bits, 64bits...

Processadores de 64 bits é hoje uma realidade, e não apenas um sonho de futuro. Mesmo os processadores celeron atuais são capazes de executar sistemas operacionais de 64 bits. Os...
tracking img